quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Informações pessoais objetivas combinadas com uma carta de apresentação específica para a empresa fazem a diferença na hora da conquista daquele emprego legal numa época de crise.
Veja neste modelo o que você deve – e não deve – incluir num currículo. Todos os dados desse exemplo são fictícios e foram criados apenas para essa postagem.
ANA MARIA CAVALCANTI E SILVA
Solteira, brasileira, 29 anos
Rua Duque de Caxias, 1234 – Bairro Ipê – CEP 92940-045 – Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 0020-1234
Celular: (51) 9521-1234
Nome Completo
Identifique-se com nome completo, sem abreviações, nacionalidade, idade, estado civil e endereço. Seja encontrável, fornecendo telefone residencial, celular e e-mail.
OBJETIVO PROFISSIONAL
Atuar na área de informática, manutenção de redes ou computação gráfica.
No objetivo profissional diga o que você quer, o que você pretende fazer e em que área gostaria de trabalhar na empresa. Não indique o cargo para não ficar limitado àquela função.
QUALIFICAÇÕES
Experiência em softwares específicos para área gráfica, como Photoshop, Corel Draw e Illustrator
Fluência no inglês
Nas qualificações escreva o que tens a oferecer, resuma em poucas linhas o que você sabe fazer e como pode agregar crescimento ou contribuir para aquela empresa. Priorize o que é moderno e demandado no mercado. Se o recrutador gostar do seu resumo, certamente continuará lendo seu resumo até o final.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2002-2007 – X-Brasil - Agência de Publicidade e Propaganda
Cargo – Desenhista / Arte finalista
Atuei no desenvolvimento de campanhas publicitárias, criação de identificação e comunicação visual, web sites, desenvolvimento e implantação de intranet e extranet.
1997-2002 – Natural – Indústria Gráfica
Cargo: Desenhista/Projetista
Coordenei a atualização do setor de artes gráficas, implantação de sistemas gráficos e pré-impressão.
1993-1997 – Banco Americano
Cargo: Administrador de Rede Júnior
Colaborei no projeto de implantação da intranet e gerenciamento de e-mail.
Experiência:
Eis o campo predileto dos selecionadores. Resuma seu histórico profissional alinhando as empresas nas quais trabalhou da recente para as mais antigas, o período em que passou em cada uma, seu cargo e uma breve descrição de suas funções.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1996/2001 – Graduação em Ciência da Computação na Universidade Estadual de Rio Doce
2006 – Atualização dos cursos de Photoshop e Corel Draw
2005 – Curso de JAVA e XML
2004 – Curso de Web Design
2000 – Cursos de Photoshop e Corel Draw
Em Formação, liste os cursos de Graduação e especialização, começando pelo mais recente. Coloque apenas a palavra "Cursando" no que ainda não terminou.
HABILIDADES ESPECÍFICAS
Fluente em Inglês
Experiência em sistemas operacionais Windows NT/2000, Unix, Linux, MS-DOS e Redes de voz sobre IP.
O que é legal:
Seja breve, limite o volume de informações no seu currículo no máximo em duas páginas. Na peneira do RH, fica quem consegue expor de forma direta e objetiva o que é capaz de fazer.
Venda seu peixe sem enrolar. Faça uma carta de apresentação breve específica, contando como soube da vaga, se for indicado.
O correio eletrônico é um ótimo veículo para levar suas informações, até porque dependendo do software, dá pra saber quando sua mensagem foi lida. Mas mande o currículo aberto – por causa dos vírus, muitas empresas não deixam passar arquivos anexados. Na linha “Assunto” escreva currículo.
Como anda sua página no Orkut?
Muitas empresas procuram nas páginas do orkut o perfil do candidato, então cuidado com as fotos e textos do site de relacionamentos.
NUNCA escreva no terrível “miguxês”, porque é ponto contra na certa. Procure escrever corretamente e no momento da entrevista estar vestido de acordo com o perfil da empresa.
O que não é legal:
Salário: falar de dinheiro na primeira abordagem é bastante deselegante. Mencione suas pretensões salariais apenas se o empregador exigir.
Mentira: Dizer que faz o que não sabe ou que tem experiência que não possui só para arrumar a vaga é uma imensa bobagem. O mentiroso perde o emprego mais rápido do que ganha. Documentos: Números de RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor e habilitação de motorista não dizem nada sobre você e só serão necessários na hora da contratação. Elimine-os do currículo.
Enfeites: Papel de carta, imagens e fotos só atrapalham. Utilize um processador de textos normal, escolha uma fonte de boa leitura em corpo 12 (Arial ou Verdana, por exemplo) evite as maiúsculas desnecessárias e use negrito (bold) apenas nos tópicos.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!