quarta-feira, 29 de outubro de 2008

As fortes e incessantes chuvas do final de semana transformaram algumas cidades do vale do rio Taquari num caos. Várias rodovias foram fechadas e a água no domingo (26/10) à noite continuava subindo, invadindo casas, empresas e literalmente mudando a paisagem urbana.



As duas fotos acima são de ruas invadidas em Arroio do Meio/RS pela enchente, que foi a maior dos últimos sete anos. Segundo a Defesa Civil, dos 3,3 mil desalojados no Estado, 2,8 mil estão no Vale do Taquari. A expectativa é de que boa parte deles retorne para casa entre hoje e amanhã.

Nas fotos abaixo, o Forqueta numa época de estiagem. Essa ponte de ferro liga os municípios de Laejado e Arroio do Meio por uma estrada secundária.

Esse rio fica represado pela correnteza do Rio Taquari que é maior, e invade lavouras, casas e a cidade também como vocês puderam ver nas fotos mais acima.

A foto acima é do mesmo rio, tirada de outra ponte, uns 500 metros adiante na RS 130 que liga os mesmos municípios.

Fica a pergunta:
Quando esses municipios e suas devidas sedes foram instalados não previram essas enchentes? Na época todo o transporte de produtos agrícolas era feito pelo rio, por isso todas as ruas da cidades se direcionam a ele. Mas não dava pra iniciar a vila, que originou a cidade, num ponto mais alto?

Hoje (29/10) as águas já baixaram e as pessoas estão retornando às suas casas para a faxina pós enchente. Agora há pouco começou a chover de novo...

Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!