quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Hoje vou umas dicas de como somar intervalos intercalados ou não seqüenciais no Excel. Quando usamos a função Soma, o Excel faz a soma de um intervalo contínuo.

Veja o exemplo: =soma(C4:C30)

Nessa fórmula, : significa ATÉ e ; significa E
Com essa fórmula básica o Excel soma todas os conteúdos das células de C4 até C30.
Em certas situações, temos que realizar uma soma de produtos, vendas ou gastos representados em células que não estão em seqüência. Daí usamos a função de cálculo condicional: Somase, que vai somar conteúdo de células mediante uma condição. Mas primeiro vamos construir uma planilha:
Primeiro abra o Excel e crie uma planilha mais ou menos assim. Depois que você já digitou o primeiro dia do mês, pressione a tecla ENTER e clique novamente sobre a célula da data. Posicione o cursor no canto da célula e quando o cursor se transformar em uma cruzinha preta, clique e arraste para baixo ate o dia final do controle.

Depois faça a mesma coisa com o dia da semana: Quando o cursor se transformar numa cruzinha preta, clique e arraste para baixo ou dê dois clicks rápidos no cantinho da célula.


Faça a digitação dos valores gastos no mês com Combustível, pedágios, mercado, lazer, manutenção da casa....

A função SOMA como digitado acima retornará a totalização de gastos. Vamos fazer um cálculo por item e no final saberemos quanto foi gasto individualmente.


=somase(C3:C17;"combustível";D3:D17)
Essa fórmula acima será usada para calcular gastos de combustível e deve ser digitada em todos os gastos, alterando apenas o item procurado.

Explicação da fórmula:
= > Sempre inicia as fórmulas do Excel
somase > é a função que vai somar se encontrar o item procurado no intervalo de dados
(C3:C17 > é o intervalo onde o Excel vai procurar o item descrito na fórmula
; > separa os argumentos da fórmula e devem ser digitados
"combustível" > é o item procurado no intervalo anterior
; > separa os argumentos da fórmula e devem ser digitados
D3:D17) > é o intervalo da soma dos valores quando o item for encontrado na coluna C

Obs: É importante digitar o item procurado exatamente como está na planilha, inclusive entre aspas, e sempre respeitando acentuação, espaços e plural, senão o Excel não encontra o registro.
Veja a totalização no final da planilha onde todos os gastos estão separados por gênero.Fiz por questão de espaço, apenas 15 dias, você pode fazer do mês inteiro para ter um total controle de suas contas....
Dicas, dúvidas ou sugestões, escrevam um comentário.
Espero que possa ser útil a todos que acessam o Blog Coizaradas....

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostei muito das dicas, resolveu minhas dúvidas acerca da soma entre intervalos de células além de me dar uma boa dica de formato para controlar meus gastos. Vlw!

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!