sábado, 27 de setembro de 2008

Essas propagandas não foram levadas a público por motivos mais do que óbvios... mas que são criativas não resta dúvida...

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Nessa postagem gostaria de dar umas dicas de como criar uma planilha de controle mensal de contas no Excel. Não exige nenhuma função avançada e é bem simples de criar. Antes de tudo abra o Excel e insira 7 planilhas. Geralmente o Excel inicia com apenas três ou cinco, depende das configurações do programa, então clique no menu Inserir >Planilha e adicione mais planilhas até completar sete. Renomeie as seis primeiras planilhas com as iniciais de um mês do ano e na última escreva Total. Vai ficar assim:

Para dar nome a uma planilha, clique na aba da planilha, depois clique em Formatar > Planilha>Renomear (o atalho é dar dois clicks rápidos na aba da planilha e depois escrever o nome).

Agora que as planilhas já tem nomes, vamos fazer a digitação da tabela que vai servir de base para nossos dados. Em cada mês vai uma planilha de controle igual a essa


Mas não precisa digitar em todas as planilhas a mesma tabela e nem precisa copiar e colar. Olha o truque: Selecione todas as abas das planilhas. Clique na primeira aba que é “JAN”, pressione a tecla “SHIFT” e a mantenha pressionada, agora clique na última aba que é “Total”.


Com todas as abas selecionadas, tudo o que é digitado na primeira, automaticamente é adicionado nas outras.... Depois da tabela pronta você já pode digitar a primeira fórmula que vai realizar o somatório dos valores pagos em cada planilha.

Posicione o cursor na célula B24 como no exemplo acima e digite a fórmula:
=soma(B3:B23)
onde:
= sempre inicia uma fórmula do Excel
Soma é a função (comando) que deverá ser executada pelo programa
Dentro dos parênteses colocamos o intervalo da soma, da célula inicial (B3) até (:) a célula final (B23) .

Obs: dois pontos (:) significa ATÉ e ponto-e-vírgula (;) significa E.
Depois de ter digitado a fórmula, pressione a tecla Enter para que o programa execute a fórmula. Aproveite para selecionar o intervalo dos valores e formate em reais. Clique na primeira célula e com o botão do mouse apertado, arraste até a última célula do intervalo.


Depois que o intervalo está selecionado, clique no botão Estilo de Moeda, mesmo que as células estejam em branco, o formato será aplicado.


Agora você deve remover a seleção das planilhas para iniciar a digitação dos valores correspondentes de cada item da lista, senão os mesmos valores serão inseridos em todas as planilhas. Para remover a seleção das abas clique na aba Fev ou qualquer outra que não seja a aba ativa. Depois dos valores já digitados nas planilhas, é hora de digitar a fórmula final na última planilha (Total) Clique em B3 e digite a fórmula como mostra a figura abaixo:
Nessa fórmula o Excel vai somar todos os conteúdos das células B3 de todas as planilhas.
=soma(Jan:Jun!B3)
onde:
= sempre inicia uma fórmula do Excel
Soma é a função (comando) que deverá ser executada pelo programa
Dentro dos parênteses colocamos o intervalo da soma, da planilha inicial (Jan) até (:) a planilha final (Jun) .
Importante lembrar que o nome da planilha na fórmula deve ser exatamente igual ao nome da planilha da aba, senão o Excel não encontra o destino da soma.

O ponto de exclamação serve pra separar os argumentos da fórmula e deve ser digitado.
Você não precisa repetir a mesma fórmula em todas as linhas. Digite a primeira e pressione a tecla ENTER, depois clique novamente sobre a célula e clique no cantinho da célula onde tem um quadradinho preto. Quando o cursor se transformar numa cruz, clique, segure apertado e puxe para baixo até o final da planilha. Automaticamente ele faz a cópia das fórmulas às linhas subjacentes.... qualquer dúvida ou complementação, faça um comentário.

Espero que dê certo e que seja útil a todos...

Há algum tempo atrás , no outro blog, fiz uma postagem para clarear uma foto toda usando o Photoshop. Porém, as vezes precisamos clarear apenas uma parte da imagem deixando outra sem alterações. Esta postagem foca justamente isso, como clarear apenas uma parte da imagem. Vamos ver passo a passo:
1. Abra a fotografia e seleciona a ferramenta Laço
2. Faça uma seleção manual circundando a área escura que deverá ser clareada...
3. Na paleta Camadas (Layers) clique no botão Criar Nova Camada de Preenchimento ou Ajuste (Create New Fill or Adjustment Layer) (que é um círculo metade preto e metade branco) e clique na opção Curvas (Curves).
4. Clique na linha de controle a arraste para cima, como indica a seta, até a área da seleção ficar mais clara. Não existe um padrão, cada fotografia tem sua personalidade e deve ser tratada individualmente, por isso esse controle é manual.
5. Depois confirme no botão OK. Você vai perceber que a área da seleção ficou marcada, as vezes aparece uma linha bem definida e temos a impressão que a foto não ficará boa. mas com um pouco de paciência chegamos lá....Para eliminar essa linha de clareamento, vamos aplicar um pequeno desfoque gaussiano para suavizar essas bordas. Clique no menu Filtro (Filter), Desfoque (Blur) Desfoque Gaussiano (Gaussian Blur) e aplique um pequeno desfoque.
Na foto abaixo foi usado 8 pixels. Clique OK.
6. Na paleta Camadas, existem agora duas camadas, uma da foto e outra do efeito, para imprimir ou salvar como .JPG, mescle as camadas.
Clique no menu Camadas (Layers) e escolha Mesclar Camadas Visíveis (Merge Visible Layers). No final compare as duas fotos.
A foto original está com o rosto mais escuro, enquanto a outra está com o rosto clareado pelo efeito. Qualquer dúvida, façam comentários, todos são lidos. Os elogios são publicados e as críticas são impiedosamente deletadas! ... brincadeirinha
Um abraço pra Fernanda que gentilmente cedeu sua foto para essa postagem, que além de gentil e queridinha, ela é muito gata...
Pode deixar que a gente entrega a mercadoria, doutor.....

Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente um espetáculo…


Aqui se vê a América do Norte, Central e uma parte da América do Sul...


Aqui na foto acima a Europa no centro...


Nessa acima a imensidão da África...


e nessa a Ásia, veja a loucura de luzes no Japão...


e a escuridão da Oceania...só as luzes das principais cidades...Sydney e Melbourne


Repare bem nesta foto do anoitecer na Europa e África, num dia sem nuvens, tirada de um satélite em órbita. Observe como as luzes já estão acesas em Paris e Barcelona, mas não em Londres, Lisboa ou Madrid onde o dia ainda está claro. No meio do Oceano podem identificar-se os Açores, mais abaixo a Madeira, e mais além as Ilhas Canárias e Cabo Verde. O mais impressionante é a visualização perfeita das Plataformas Continentais desde as Ilhas Britânicas ao Canadá e ao centro a Islândia.


A região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Nessa foto de satélite, algumas luzes já indicam a localização de cidades como Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e da Grande São Paulo...


Nessa foto de satélite dos Estados Unidos, luzes mostram a localização de muitas cidades e não tem como reconhecer todas, mas aí dá pra ver um “amontoado” de luzes no leste , por ordem, de cima para baixo, são Boston, New York, Filadélfia e Washington.

Na foto abaixo, o sul da Península Ibérica e o norte da África sofrendo uma tempestade de areia.


O Estreito de Gibraltar visto do Satélite

Os Alpes Suiços
O Mar Negro
O Mar Vermelho
Temos que cuidar um pouco mais desse planeta, pois as futuras gerações poderão ver essas belas imagens só em fotografias mesmo. Daí as pessoas dizem: "Tá bom, eu vou lá pra Amazônia proteger a floresta." Não precisa. Economize água e separe seu lixo que já é uma grande contribuição.

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!