terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sempre imaginamos que as maravilhas da arquitetura criadas pelo homem antigo e moderno fosse algo espantoso....
Então veja as colônias de formigas subterrâneas que se estendem mais do que a Grande Muralha da China, a torre que cupim murundus é quase o dobro da altura relativa da Burj Dubai (arranha-céu mais alto do mundo) e a teia de aranhas multi-espécies, a maior já descoberta e a maior barragem de castor sobre o planeta. Aqui estão sete das maiores estruturas arquitetônicas feitas por animais construtores.

1) Construindo Torres: Poderosos Movedores de Terra
(Fonte: nma, mcmillan and airninja)

Cupins são criaturas incríveis se considerarmos seu tamanho. As suas rainhas são 30 vezes o tamanho normal de soldados e trabalhadores e produz cerca de 30 ovos por minuto para manter viva a colônia. Em relação à sua dimensão, os cupins constroem as maiores estruturas do reino animal - com 1 cm de tamanho, essas criaturas constroem torres pesando centenas de toneladas e até 10 metros de altura. E isso é só acima do solo - cupins também pode desaparecer na medida em que se aprofundam em até 225 pés no subsolo. ( 1 pé=30.28 cm)
2) Tecelão Social: Tecendo estruturas no ar
O pássaro tecelão é uma simpática ave que une forças para assumir a totalidade da capacidade das árvores para fazer o que só pode ser considerado algo como uma incrível estrutura de "apartamento" animal . Em vez da construção de ninhos independentes, até 300 casais de aves se juntam para construir mega-gigante ninho até 25 pés de largura, 5 metros de altura e com um quarto individual para cada casal.
(Fonte: panoramio, webshots and flickr)
3) Rato Mole do Deserto : Construindo túneis
O rato mole do deserto é conhecido por muitos nomes, incluíndo o errôneo e potencialmente enganoso "cachorro da areia", que poderia explicar, porque este voraz escavador é amigável e companheiros. Eles são entre os mais sociáveis entre os mamíferos, o que significa que eles são do tipo extremamente organizados como formigas, abelhas, vespas e cupins (que não são mamíferos) e são apenas um pouco mais assustadores. Até 100 dessas estranhas criaturas podem viver juntas em um único habitat, que cavam com os gigantescos conjuntos de dentes que são colocados na frente (e não atrás) os seus lábios para que não engula sujeira. Eles podem viver por até 28 anos e as colônias se alimentam de tubérculos, que muitas vezes pesam até 1000 vezes mais que um indivíduo do grupo.
4) Formigas Super escavadoras


A maior colônia de formigas já descoberta avança mais de 4.000 milhas em toda a Europa - supõe-se que esta super-colônia deva ter milhares de milhões de formigas. Todos sabem que as formigas são incríveis construtoras e que podem carregar muitas vezes seu próprio peso, mas poucos têm a chance de ver dentro de suas espetaculares estruturas subterrâneas. A super colônia acima indicada é de 500 metros quadrados de tamanho, penetra 25 pés no chão e exigiu o deslocamento de 40 toneladas de terra e entulhos para ser revelada.
5) Caddisflies: Construtoras sub-aquáticas sem igual

Ao contrário da maioria dos animais mostrados aqui, a intrigante arquitetura da vespa chamada Caddisfly, não é uma mega-estrutura. Pelo contrário, o faz em pouco tempo, mas faz com notável versatilidade e modo artístico. Utilizando materiais que estão disponíveis na natureza - a partir de areia e cascas de galhos e lixo - a forma larvária desses chamados "arquitetos sub-aquáticos " constroem seus próprios refúgios para proteger-se e fornecer camuflagem natural e enganar seus predadores. (Fonte: hunterian, cirrusimage, whatsthatbug)
6) Uma descomunal teia de aranhas

Milhares de aranhas de doze espécies trabalharam em conjunto para construir esta incrível teia que abrange mais de 600 pés. Este comportamento é altamente incomum para aranhas que normalmente lutam por defender seu território, preferindo comer os seus inimigos a construir teias juntas. No entanto, esse foi um recorde de tamanho de teia desde que chuvas constantes trouxeram também nuvens de insetos (é isso o que os cientistas especulam) e as aranhas em cooperação, construíram a teia prevendo a chegada dos bichinhos. Neste caso, uma extraordinária demonstração de adaptação evolutiva. Ainda mais excepcional: as aranhas não apenas construíram essa teia uma vez, na verdade, reconstruíram três vezes depois do vento e da chuva que terem a destruído. (Source)
7) A maior barragem de Castor já cosntruída

A maior barragem de castor já registrada no mundo abrange 2800 pés e já existe há mais de uma década. Das imagens aéreas, dá pra ver que pelo menos duas famílias de castor têm trabalhado em conjunto na construção e fixação de estrutura. Outras barragens da região têm em média 1500 pés. (Source)
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!