terça-feira, 14 de abril de 2009

Aqui relacionados os dez maiores prejuízos materiais causados por acidentes nas últimas décadas.
1. Chernobyl - U$ 200 bilhões


Em 26 de abril de 1986, o mundo testemunhou o mais caro acidente na história. A catástrofe de Chernobyl, foi chamada de "a maior catástrofe sócio-econômica em tempos de paz de toda a história", pois 50% da área da Ucrânia foi contaminada. Mais de 200.000 pessoas tiveram de ser evacuadas e remanejadas, enquanto 1,7 milhões de pessoas foram diretamente afetados pela catástrofe. O número de mortes atribuídas a Chernobyl, incluindo as pessoas que morreram de cancer anos mais tarde, é estimado em 125.000. Os custos totais, incluindo a limpeza, reassentamento e indenização às vítimas foi estimado em aproximadamente U$ 200 bilhões. O custo de uma novoa capa de aço para isolar a usina nuclear de Chernobyl vai custar U$ 2 bilhões. O acidente foi atribuído oficialmente a operadores da usina que violaram procedimentos padrão de segurança.

2. Ônibus Espacial Columbia - U$ 13 bilhões

O ônibus espacial Columbia foi o primeiro foguete retornável da NASA da órbita terrestre. Foi destruído durante a reentrada sobre Texas, em 1 de fevereiro de 2003 após um buraco ter perfurado uma das asas durante o lançamento 16 dias antes. O custo inicial do ônibus foi de U$ 2 bilhões em 1978. Mais ou menos U$ 6,3 bilhões em dólares de hoje. Só na investigação foram gastos U$ 500 milhões, tornando-se o inquérito de acidente aéreo mais caro da história. A busca e recuperação de pedaços do ônibus custou U$ 300 milhões. No final, o custo total do acidente, não incluído aí a substituição do ônibus, custou a bagatela de U$ 13 bilhões aos cofres do governo, de acordo com a NASA.

3. Naufrágio do Petroleiro Prestige - U$ 12 bilhões


Em 13 de novembro de 2002, o petroleiro Prestige estava transportando 77.000 toneladas de petróleo bruto, quando um dos seus doze tanques furou durante uma tempestade ao largo de Galiza na Espanha. Temendo que o navio fosse afundar, o capitão pediu ajuda a um serviço de resgate do país, esperando ajuda assim que o navio ancorasse. No entanto, a pressão das autoridades locais forçaram o capitão do navio a conduzir o mesmo para longe da costa. O capitão tentou obter o apoio das autoridades francesas e portuguesas, mas eles também ordenaram que o navio ficasse fora de suas margens. A violenta tempestade destruiu o navio-tanque resultando na divisão deste pela metade e liberando 20 milhões de galões de petróleo no mar. De acordo com um relatório elaborado pela Câmara Economista de Pontevedra , o custo total da limpeza chegou a US $ 12 bilhões.

4. Explosão da Challenger - U$ 5,5 Bilhões


O ônibus espacial Challenger explodiu 73 segundos após a decolagem, em 28 de janeiro de 1986 devido a uma falha de um dos blocos da fuselagem. Ela não conseguiu fechar uma das articulações, fazendo que o combustível sob pressão chegasse ao exterior. Este, por sua vez, fez com que o tanque externo despejasse sua carga de hidrogênio líquido causando uma enorme explosão. O custo da substituição do Space Shuttle foi de U$ 2 bilhões em 1986 (U$ 4,5 bilhões em dólares de hoje). O custo da investigação, correção do problema e substituição de equipamentos perdidos, alcançou, no período de 1986-1987 a cifra de U$ 450 milhões (US $ 1 bilhão em dólares de hoje).

5. Piper Alpha Oil Rig - U$ 3,4 bilhões


O pior acidente do mundo em terra relacionado com petróleo. Essa empresa, em uma época, foi o maior produtor de petróleo do mundo, chegando a 317.000 barris de petróleo por dia. Em 6 de julho de 1988, como parte da rotina da manutenção, técnicos removeram as válvulas de segurança, verificando se havia acúmulo de gás. Havia cem válvulas idênticas de segurança que foram verificadas. Infelizmente, um técnico de segurança cometeu um erro e se esqueceu de substituir uma delas. Ás 22 horas dessa mesma noite, foi reiniciado o sistema de distribuição de gás e iniciaram-se as explosões que destríram a plataforma de petróleo mais cara do mundo. Dentro de 2 horas, a plataforma de 300 pés estava envolvida em chamas. Ela desmoronou, matando 167 trabalhadores e resultando em U$ 3,4 bilhões em danos.

6. Exxon Valdez - U$ 2,5 bilhões

A maré negra provocada pela Exxon Valdez não foi tão grande em relação ao maior derramamento de petróleo que já havia acontecido, mas foi muito dispendiosa devido à localização remota de Prince William Sound (acessível somente por barco e helicóptero). Em 24 de março de 1989, 10,8 milhões de galões de petróleo foram derramados quando o comandante do navio, Joseph Hazelwood, perdeu o controle e o navio colidiu contra um recife. A limpeza custo da Exxon $ 2,5 bilhões.

7. A queda do Bombardeiro B-2 - U$ 1,4 Bilhões


Aqui temos o primeiro acidente de 1 bilhão de dólares (e estamos apenas no 7º na lista). Este bombardeiro B-2 Stealth caiu logo após decolar de uma base aérea em Guam em 23 de fevereiro de 2008. Investigadores culparam as informações distorcidas que os pilotos receberam dos controladores de voo e também pela precariedade dos computadores e do sistema. Isto, segundo eles, fez com que a aeronave fizesse uma subida rápida demais que provocou a queda do B-2.


Este acidente destruiu um avião de apenas 21 unidades, do mais poderoso bombardeiro já construído. Ambos os pilotos puderam ejetar com segurança.

8. Colisão de Trens MetroLink - U$ 500 milhões

Em 12 de setembro de 2008, aconteceu o pior desastre de trem na Califórnia, 25 pessoas morreram quando um trem de passageiros colidiu com um trem de carga da Pacific Union, em Los Angeles. Investigou-se a possibilidade de maquinista ter passado por um sinal vermelho, sem perceber, enquanto enviava mensagem SMS por celular. Estima-se em ações de indenização de U$ 500 milhões da Metrolink para passageiros.

9. Caminhão-tanque vs Ponte - U$ 358 milhões

Em 26 de agosto de 2004, um carro colidiu com um caminhão-tanque contendo 32.000 litros de combustível na Ponte Wiehltal na Alemanha. O caminhão-tanque sem controle, quebrou o guard-rail e caiu perto da saída de uma Autobahn, resultando em uma enorme explosão e incêndio que destruiu a capacidade de suporte de carga da ponte. Reparações temporárias custam U$ 40 milhões e o custo para substituir a ponte está avaliado em U$ 318 milhões.

10. Titanic - U$ 150 milhões


O naufrágio do Titanic é possivelmente o mais famoso acidente em todo o mundo. Mas não está no topo da lista dos maiores prejuízos, sempre lembrando que contabilizados apenas prejuízos materiais.
Não vamos entrar no mérito da discussão da enorme perda de vidas, senão essa postagem teria 500 páginas.
Em 15 de abril de 1912, o Titanic afundou na sua viagem inaugural e era considerado o mais luxuoso transatlântico jamais construído. Mais de 1500 pessoas perderam a vida quando o navio se chocou em um iceberg e afundou em águas geladas no norte do Atlântico. O navio custou U$ 7 milhões para a construção (U$ 150 milhões em dólares de hoje).
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!