sexta-feira, 23 de outubro de 2009

No mês de Outubro, o Atari 2600 completou 32 anos de existência.

O videogame, que é fruto de um projeto de codinome Stella, é tido por muitos como o primeiro videogame doméstico, ainda que outros atribuam a façanha ao primeiro Odyssey, da fabricante Magnavox, lançado em 1972.

O fato é que o Atari 2600 (conhecido em seus primeiros anos como Atari VCS) foi o primeiro videogame a ganhar popularidade e ditar um modelo que é seguido até hoje. Seis gerações depois, os limitados cartuchos foram substituídos por poderosos DVDs e Blu-rays, mas a essência do mercado, de trabalho conjunto entre estúdios terceirizados que cooperam com as fabricantes de consoles, continua basicamente a mesma.
Em 1977 a Atari não era uma novata no mercado. Fundada cinco anos antes, a companhia distribuiu a primeira versão doméstica do jogo PONG, popular em fliperamas da época, e que a partir de 1975 começou a ganhar notoriedade.
Porém, foi apenas alguns anos depois que a companhia ganhou fama mundial e estabeleceu um novo padrão. O console, que tinha apenas 128 bytes de memória RAM e era vendido por US$ 199, sendo uma alternativa mais barata que o vício nas máquinas de pinball e primeiros jogos eletrônicos das casas de fliperama, o que deu início a uma mudança brutal no mercado.
Ainda que possa ser considerada como a segunda geração de videogames domésticos, o Atari participou da primeira geração de grandes clássicos, com o aparecimento de jogos como Pac-Man, Pitfall!, River Raid, Enduro e as primeiras adaptações dos fliperamas para o videogame, que ampliaram a fama de jogos como Space Invaders, por exemplo.

Capa do famoso River Raid. Quem tem mais de 20 anos e não jogou?


Boxer...

Hero...

Demons Attack, Cowboys, Pong, Pac-man, Pitfall e Enduro são os clássicos jogos de Atari.
Os anos se passaram e a indústria cresceu, se transformando em um mercado bilionário com produções de jogos semelhantes às de grandes filmes. Dos 4 kB de armazenamento nos cartuchos para 50 GB de dados em Blu-rays. Dos controles de um botão e um direcional para controles de três direcionais e 12 botões.
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!