sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Todos nós conhecemos alguém que já foi vítima de acidentes de trânsito ou já teve algum familiar envolvido em um. Hoje é sexta-feira, chegando aí o final de semana, vontade de sair com os amigos, o final de ano também tá chegando e vários países já fazem campanha para uma época de festas menos trágica nas estradas.

Os jovens entre 18 e 25 anos são as maiores vítimas desses acidentes por vários motivos, excesso de auto confiança, são seguros demais de si, achando que nunca sofrerão um acidente, que precisam mostrar para outros como dirigem bem e não tem medo de nada e que são praticamente invulneráveis...

Anos atrás dei aula de informática para um grupo de pessoas da Polícia Rodoviária Estadual aqui do RS e perguntei para um policial rodoviário, o que ainda o chocava na profissão. Ele respondeu que é "a incrível mortandade de jovens em acidentes de trânsito por causa do alcool e da irresponsabilidade ao volante". E complementou:

" Não raras as sextas e os sábados de madrugada que vamos até a casa dos pais avisar que o filho sofrera um acidente. O pai se desespera e a mãe, muitas vezes vem à porta só de camisola e chora. Em muitos casos, os mais graves, já os preparo no caminho para o pior, quando é só pra reconhecer o cadáver". Realmente chocante.

Ouvindo os relatos das pessoas que trabalham em prol da segurança no trânsito e na prevenção, a gente muda de atitude. Eu bebo muito pouco, quase nada, e nunca bebo se vou dirigir e mesmo assim de olhos bem abertos e direção defensiva. Sempre.

Esse vídeo abaixo mistura vídeos de campanhas de prevenção de acidentes em vários países. Mistura cenas reais e vídeos produzidos nas campanhas.

Não assista esse vídeo se você se impressiona facilmente.

Se você tem o pé pesado, gosta de tomar umas biritas e dirigir, assista o vídeo e repense suas atitudes. A vida é preciosa demais para arriscar por tão pouco.

Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!