quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sabe aqueles filmes onde a música complementa a cena e torna o filme grandioso? Pois um dos responsáveis por essa mágica de associar (e acertar) a trilha sonora com a imagem é Hans Zimmer.
Hans Florian Zimmer, nasceu dia 12 de Setembro de 1957, em Frankfurt na Alemanha, ele é mundialmente por seus trabalhos com Temas de filmes.




Zimmer iniciou sua carreira musical tocando teclados e sintetizadores, entre outros instrumentos, com as bandas 'Ultravox' e 'The Buggles' ("Video Killed the Radio Star"). Nos anos 80, começou a compor e produzir trilhas sonoras para filmes. Seu primeiro grande sucesso veio em 1988 com o tema de Rain Man, pelo qual foi indicado ao Oscar. Desde então, tem composto música para muitos filmes como O Último Samurai, Gladiador, Falcão Negro em Perigo, Hannibal, O Código Da Vinci, Pearl Harbor e Missão Impossível 2.

Zimmer também compôs parte da trilha sonora da série Piratas do Caribe, trabalho que define muito bem o estilo do compositor. Recentemente, compôs a trilha sonora de The Dark Knight junto com James Newton Howard. Também contribuiu nos arranjos do álbum de Tarja Turunen, My Winter Storm.

Em 2008 ele compôs um filme animação da DreamWorks Kung Fu Panda junto com John Powell. Ainda em 2008, Hans compôs para mais um filme de animação da DreamWorks Animation, Madagascar: Escape 2 Africa, junto com will.i.am.

E em 2009, compôs a trilha sonora de Anjos e Demônios e do jogo Call of Duty: Modern Warfare 2, considerado o maior sucesso da indústria dos jogos e um dos maiores sucessos da indústria do entretenimento. Também 2009 compôs a trilha sonora de Sherlock Holmes, com a qual foi indicado ao Oscar, porém perdeu para o filme Up: Altas Aventuras.

Em 2010 fez a trilha de A Origem, continuando sua colaboração com o diretor Christopher Nolan, além de ter participado também da composição da trilha sonora da mini série The Pacific. Um dos trabalhos notáveis de Zimmer foi em seu trabalho em "The Dark Knight" - o último (2008) filme do Batman.

Em 1995 foi premiado com o Oscar de melhor Trilha Sonora Original com a longa-metragem O Rei Leão que transporta o ouvinte para o mundo africano. O alemão foi indicado ao Oscar pelas trilhas de Rain Man, Um Anjo em Minha Vida, Melhor Impossível, O Príncipe do Egito, Além da Linha Vermelha, Gladiador e Sherlock Holmes, Inception. Na disputa pelo Globo de Ouro foi indicado 7 vezes e levou o Globo 2 vezes (Rei Leão e Gladiador).

O estilo de Zimmer é caracterizado pelo uso predominante de sons metálicos, combinados com coro de vozes marcantes. A mistura de sintetizadores com fundo orquestrado e melodias simplistas, como as presentes nas trilhas de Pearl Harbor e Gladiador, são constantes em muitos de seus trabalhos.

Categories:

1 comentários:

Debora Bouvie disse...

Melhor compositor da atualidade!

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!