quarta-feira, 27 de julho de 2011

Se você estava pensando em um dia avançar umas horas pra ver os números da mega sena ou voltar atrás e desfazer aquelas bobagens que fez, esqueça...

Cientistas afirmam ter encerrado um debate de mais de 10 anos e comprovado que um único fóton não pode viajar mais rápido do que a luz.
O experimento não apenas mostraria que a teoria elaborada por Albert Einstein estava certa –e que nada viaja mais rápido do que a luz no vácuo - como poderia encerrar as esperanças de algum tipo de viagem do tempo baseada na superação dessa velocidade.
Um grupo de físicos demonstrou que um único fóton (unidade básica da luz) também obedece à teoria da Relatividade de Einstein, e não consegue viajar mais rápido do que os 2.998 x 108 m/s da luz. Com a ajuda de lasers, os cientistas conseguiram separar um único fóton e medir sua velocidade no vácuo, encerrando um debate sobre a verdadeira velocidade da informação carregada por estas partículas.

Há cerca de 10 anos, cientistas descobriram uma propagação chamada “superluminal” – ou mais rápida do que a luz – em alguns pulsos em meios específicos. Isso abriu a possibilidade de que viagens no tempo baseadas em mecanismos que superassem a velocidade da luz fossem possíveis. Essa detecção, no entanto, era falsa e tratava-se apenas um efeito visual. Mesmo assim, restava ainda a esperança de que um único fóton pudesse ultrapassar essa velocidade.
Este trabalho, no entanto, elimina essa possibilidade ao medir a velocidade máxima dessa partícula– algo inédito até então.

Serááá....???

Fonte: Info Abril
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!