sábado, 15 de dezembro de 2012


Dizem que quem conta um conto, aumenta um ponto .. e é verdade. Quantos fatos históricos são distorcidos para favorecer um grupo de pessoas ou tornar um cara meia-boca em herói nacional? Será o Che Guevara tão herói assim como dizem? Será o nosso Duque de Caxias tão valoroso e honrado como dizem os livros?  Pergunte a um paraguaio, o que eles estudam sobre a Guerra do Paraguai e ele vai dar sua versão sobre o Patrono do Exército Brasileiro. Como foi a batalha de Iwo Jima  (Em fevereiro de 1945, Iwo Jima, uma pequena ilha vulcânica perdida 1.200 km ao sul de Tóquio, foi cenário de combates violentos que deixaram 6.821 mortos nas fileiras americanas e 21.900 no exército imperial japonês)...

Vejam aqui 42 grandes mentiras da História Mundial e distorções de fatos assim não tão relevantes

1. Bruce Lee não foi o rei do karatê. 
De fato, ele jamais praticou essa modalidade das artes marciais. O seu estilo de luta diferente era conhecido como Jun Fan Gung Fu. Quem lhe ensinou a base da técnica foi o Jeet Kune Do. E foi esta base que Bruce e seus seguidores ensinaram por mais de 30 anos.

2. Bin Laden não foi o primeiro a atacar os EUA em seu próprio território. 
O “mérito” corresponde a Pancho Villa, que em 1916 cruzou Rio Grande e atacou a cidade de Columbis, Texas, onde matou sete pessoas. A invasão durou menos de dez horas.

3. As três caravelas de Colombo na verdade eram duas. Pinta e Nina.
 Porque a terceira embarcação que participou da descoberta da América era uma nau, outro tipo de barco de maior tamanho. Chamava-se Maria Galante, mas Colombo a rebatizou de Santa Maria.

4. As Bruxas de Salem não foram queimadas na fogueira. 
Mas que ninguém pense que foram indultadas. Na realidade foram enforcadas, que era a pena que as comunidades protestantes e calvinistas costumavam ditar para os casos de feitiçaria.

5. Napoleão não era tão baixinho. 
De fato, media 1,68 cm., uma estatura aceitável para sua época, e inclusive superava por 4 cm o duque de Wellington, seu grande inimigo.
  
6. Em Casablanca, Bogart nunca pronunciou a frase: “Toque outra vez, Sam”. 
Na realidade, a frase exata é: “Toque Sam, toque ‘As time goes by’”. Para acabar de arruinar o mito, o ator que fazia o papel de Sam (Dooley Wilson) só cantava, já que não sabia tocar o piano. O acompanhamento foi incorporado em estúdio.

7. Os vikings não usavam capacetes com chifres. 
Foi uma invenção do pintor sueco Gustav Malstrom nas ilustrações que realizou em 1820 para o poema épico Frithiof`s Saga. O propósito destes chifres irreais era retratar os ferozes guerreiros do Norte como seres quase demoníacos.

8. A guerra dos cem anos, realmente durou 116. 
E aconteceu entre 1337 a 1453, ano em que os reis de Inglaterra e França (os países em conflito) puseram fim às hostilidades.

9. O estrangulador de Boston, Albert de Salvo, não estrangulava suas vítimas. 
Ao menos, não a todas. Unicamente assassinou desse modo à primeira; as outras doze matou a golpes ou punhaladas.

10. George Washington não foi o primeiro presidente dos EUA. 
Ao iniciar a revolução americana em 1714, uma comissão de notáveis elegeu Peyton Randolph, de maneira improvisada, para esse cargo. Depois de sua demissão, oito pessoas atuaram como presidentes até 1789, ano em que por fim foi aprovada a constituição americana e que foram celebradas as primeiras eleições para o cargo, nas quais Washington foi finalmente eleito.

11. Walt Disney não sabia desenhar e nunca desenhou nenhum de seus famosos personagens. 
Durante muitos anos foi dito que Mickey Mouse tinha sido criado por ele, mas atualmente sabemos que foi obra exclusiva do desenhista Ub Wickers que deixou Disney compartilhar a autoria para lhe devolver um favor. A verdade é que Disney é um dos maiores pilantras que a História do empreendedorismo conhece.

12. A revolução de outubro foi em novembro. 
Realmente (e segundo o atual calendário gregoriano), começou em 7 de Novembro, quando Lênin se sublevou em Petrogrado contra o governo de Kerensky. O que ocorre é que a Rússia era regida ainda pelo chamado calendário Juliano (obsoleto no resto do mundo ocidental desde o ano de 1582). Segundo o qual, a data correspondia ao 25 de outubro.

13. Os Harlem Globetrotters não eram do Harlem senão de Chicago. 
Cidade na qual foi criada a equipe no ano 1926 com o nome de New Cork Globetrotters. Finalmente, em 1932 adotaram Harlem como denominação de origem.

14. Sherlock Holmes nunca disse: “Elementar meu caro Watson”. 
Nas novelas de Conan Doyle, o famoso detetive pronuncia a palavra “elementar”, mas nunca acompanhada pela batologia. A frase, tal e como a conhecemos, foi escrita para o filme protagonizado por Basil Rathbone em 1939.

15. A guilhotina não é um invento francês. 
Seu criador não foi o doutor Ignace Guillotin, que somente sugeriu a guilhotina como método oficial de execução. Os romanos já conheciam e usavam o método, e alguns historiadores acham que foi inventada pelo cônsul Titus Manlius, que paradoxalmente, acabou sendo executado por ela. Um fato interessante é que a Ciência descobriu que as vítimas desse instrumento ainda permanecem por 10 segundos vivas após a cabeça ser cortada.

16. Van Gogh não cortou a orelha; só um pedacinho do lóbulo esquerdo.

17. A marcha das mulheres foi formada por homens. 
Precisamente, a subida do preço do pão provocou em 1789 uma sublevação popular em Paris. 6.000 mulheres armadas com facas e foices marcharam em sinal de protesto para o palácio de Versalhes, guiadas por Theroigne de Mericourt. Ainda que em realidade as mulheres não chegavam a uma centena, e o resto eram homens disfarçados com roupas femininas.

18. A bastilha não tinha presos políticos.
 Para acabar com a Revolução Francesa, há que dizer que na mítica prisão parisiense não havia nenhum preso dissidente. Encontraram ali só sete presos, todos aristocratas (entre eles o marques de Sate), encarcerados pelos chamados “delitos de nome”: não pagar dívidas, matar um rival num duelo…

19. Joana D’Arc não era francesa. 
A verdade é que heroína nasceu em Bar, uma localidade do ducado de Lorena que naquele tempo era então independente.

20. Circular pela direita nem sempre foi o normal. 
De fato, no império romano circulava-se pela esquerda, um costume que foi mantido em toda Europa até a Revolução Francesa. O novo regime instaurou a norma de fazê-lo pela direita, e Napoleão impôs a norma no resto de Europa, salvo na Inglaterra, Suécia e os países que não conseguiu conquistar.

21. John Ford não era caolho. 
Passou a utilizar a venda sobre o olho direito ocasionalmente em 1934 para poder recuperar-se da operação de cataratas. A partir de então, acostumou a usar em público como excentricidade, ainda que costumava mudar de olho.

22. Artur nunca foi rei. 
Na realidade, existe duas linhas para história de sua vida: uma ele foi um general romano chamado Lucio Artorius Casto, nomeado prefeito para defender Berta dos bárbaros e em outra, chefe de uma tribo, na região da atual Grã-Bretanha.

23. As onze mil virgens nunca existiram. 
Numa lápide de uma igreja de Colônia está esculpida a lenda de onze mil donzelas assassinadas pelos hunos de Átila no ano 449. O número real é onze, sem mil (10989 a menos).

24. Marco Polo não introduziu a massa na Europa. 
Foram os árabes, durante a invasão da Sicília no ano 669 (600 anos antes do nascimento do famoso viajante). O historiador muçulmano Al-Idri relatou que os árabes instalados na ilha comiam o itriyah, um tipo de talharim seco. Ainda hoje há muitas duvidas sobre a existência desse personagem histórico e suas façanhas.

25. O General Custer nunca disse: “Índio bom é índio morto”. 
O verdadeiro autor de tal afirmação foi o general Philip O. Sheridan.

26. Robin Hood não era um bandido generoso, nem roubava os ricos para dar aos pobres. 
Na verdade foi um homem chamado Robert Hood, que se revoltou contra o rei Ricardo II para não pagar impostos.

27. Catarina II da Rússia não morreu tendo relações com um cavalo. 
A soberana faleceu de um infarto, mas a lenda surgiu a raiz da descoberta de sua coleção privada de peças eróticas, nas que não faltavam cenas de zoofilia.

28. Os piratas não enterravam seus tesouros. 
Ou então faziam-no muito bem, por que nunca foi encontrado algum. O normal era gastarem as pilhagens nas tabernas, bordéis e casas de jogo da ilha da Tortuga.

29. Adão e Eva nunca comeram uma maçã. 
Já sabemos que só é um mito, mas ainda assim, no Gênesis não se menciona de que fruto se tratava; unicamente lê-se: “… mas do fruto da Árvore que está no meio do jardim disse Deus: ‘Não comereis dele’… “ O mito da maçã provavelmente é devida aos pintores renascentistas. Esse mito é tão controverso que existe ainda diversas outras linhas de Bíblias antigas, como o Codex Sinaiticus, mostram versões diferentes da mesma história.

 30. Marlon Brando não recusou o Oscar que ganhou pelo “O Poderoso Chefão” (1972). 
Mas mandou para receber o troféu em seu lugar uma falsa índia (era uma mexicana disfarçada), que fez um discurso a favor dos direitos dos indígenas.

31. O cavalo branco de Santiago, ao final, não era tão branco. 
No teto da catedral de Compostela esta representada a imagem do santo no lombo de um exemplar de pele castanha com manchas negras. As origens do mito de Santiago Mata-Mouro ainda são investigadas pelos estudiosos. A história espanhola registra dezenas de relatos aonde o Santo aparecia em batalhas, em especial, na Batalha de Clavijo. Santiago parecia imortal e foi decisivo para vitória. Questiona-se se o aparecimento “miraculoso” dele e seu cavalo era mesmo “o próprio” e não um espertalhão utilizando uma tática de guerra para intimidar seus adversários.

32. Não existem os cemitérios de elefantes.
O aparecimento de um grande número de ossadas de paquidermes num mesmo lugar fez crer que existiam míticos locais nos quais os elefantes se dirigiam voluntariamente para morrer. O mistério foi explicado pelo biólogo Rupert Sheldrake, que explicou que o que realmente ocorria é que os exemplares idosos ou doentes de uma mesma manada passavam a viver próximos dos mananciais de água e morriam ali.

33. Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé. 
Este provérbio não pertence a nenhum texto sagrado islâmico. Faz parte de uma parábola inventada pelo filósofo britânico Francis Bacon.

34. Escalpelar não era costume natural dos peles vermelhas. 
Eles copiaram o costume dos franceses, que exigiam de seus mercenários apresentar o couro cabeludo da cada índio morto para poder cobrar a recompensa.

35. Os reis magos não eram três. 
O Evangelho segundo São Mateus só menciona a visita de alguns magos do Oriente, mas não especifica seu número, e nem sequer diz que eram reis.

36. “E no entanto, move-se”. 
Não existe nenhuma prova que demonstre que Galileu tenha realmente murmurado essa frase ao se ver obrigado a abjurar de suas teorias científicas em 1633, depois de ser julgado pela Inquisição. Atualmente, os historiadores acreditam que foi inventada pelo escritor e editor Giusepe Baretti num fantasioso livro intitulado Biblioteca Italiana (1757).

37. Os imperadores romanos não levantavam nem baixavam o polegar para decretar a morte ou o indulto de um gladiador. 
Mostrar o punho fechado era sinal de clemência: mas se mostrava o polegar para um lado (pedir carona), estava ordenando a execução do perdedor.

38. Al Capone odiava espaguete e, por extensão, quase todas as variedades da massa italiana. 
Foi o que contou em sua biografia o ator George raft, especializado em papéis de gangsteres e a quem Capone (grande admirador seu) convidou uma certa vez para jantar. Surpreendeu-se com um menu de farta comida chinesa.

39. O Motim do Bounty não foi uma revolta contra a tirania do capitão Blight. 
O motivo foi menos nobre: o oficial Fletche Christian, de origem aristocrática, inimizou a tripulação contra o capitão porque não suportava mais que ele reclamasse constantemente um dinheiro que lhe tinha prestado.

40. Julio César não nasceu numa cesariana. 
Os historiadores acham que não foi assim, porque sua mãe morreu quando ele já tinha completado 30 anos, numa época em que as mulheres não costumavam sobreviver a esta operação. O que é verdadeiro é que dita intervenção deve seu nome a uma lei promulgada por César para que os bebês fossem extraídos dos ventres de suas mães se estas faleciam a partir do sétimo mês de gestação.

41. As orgias de Tibério são um mito. 
Suetonio relata que o imperador fixou sua residência em Capri para fugir da corrupção da nobreza romana.

42. A data do nascimento de Jesus Cristo não é exata, mas provavelmente ele nasceu dia 16 de abril. 
Dia 25 de dezembro, o Natal, é na verdade uma comemoração ao nascimento do Deus Mitra. O Cristianismo adotou a data, assim como outros costumes, para converter os seguidores do Mitraísmo. O Sincretismo está muito presente na Religião Cristã.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

 Quem mora no RS ou tem vontade de conhecer as belezas naturais do Estado, aqui vai uma sugestão de passeio: Conhecer a gruta de Nossa Senhora de Lourdes no município de Doutor Ricardo. Dá uns 35 kms de Lajeado pela RS130, depois a RS129 e na rótula que vai à Nova Bréscia pegar a RS 332. Foi isso que fizemos no domingo passado.

As fotos não ficaram muito boas por causa do sol forte refletindo no painel do carro...
O ideal seria parar para tirar as fotos...
 Mas em alguns lugares não tinha como estacionar...

Aqui se percebe a base da economia dos municípios do interior...agricultura.
Aqui na rótula, vai-se à direita e desce a estrada até a gruta...

Todo o acesso é asfaltado...


Entrada franca pra todos..eba!!


No meio da mata nativa uma longa escadaria leva os visitantes até a gruta....
 desce....
 desce....
 desce...

e chega-se na gruta, uma formação rochosa com milhões de anos e uma queda d'agua com 40 metros de altura...












 Na gruta tem um altar para celebrações religiosas....

 Pelos tamanhos dos bancos dá pra ter uma ideia das dimensões do espaço dentro da gruta

 Pena que com a estiagem, tava tão fraca a queda de água
 Lá dentro um silêncio absoluto... só passarinhos e a água caindo...que beleza.
 Eu ficava imaginando quantas milhões de toneladas de pedras estavam sobre nossas cabeças...

Depois do passeio e de algumas fotos, encarar as escadas de novo... mas nada que assuste tanto assim...Não é igual a do Parque do Caracol de Canela que subi mais de 900 degraus com minha filha pequena no colo... mas isso faz anooosss.. hoje acho que não conseguiria...

A entrada do camping da gruta é bem legal...

O interior tem tantos lugares bonitos pra se conhecer, é só ter vontade e abrir o bolso para os pedágios no caminho....
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!