terça-feira, 16 de abril de 2013


Fiz uma lista de dez prioridades básicas para quem quer ter uma empresa. Quem quer seguir a "deslumbrante e maravilhosa" vida de empresário deve ter em mente que abrir mão de alguns confortos é o mínimo que essa pessoa vai fazer. Eu não sou perfeito, nem tenho a pretensão de ser mas já aprendi muita coisa tendo uma empresa a quase dez anos.  

Nos últimos tempos, precisando de serviços de terceiros, vi muito amadorismo de pessoas que marcaram hora, fiquei esperando e não deram as caras porque esqueceram, marcaram hora e não cumpriram porque era sábado e não queriam comprometer o passeio na casa de parentes, marcaram hora e não entregaram o produto porque tinha passado do horário de trabalho.

Então o mercado seleciona esses amadores e eles ficarão a vida toda tentando fazer "a firma" dar retorno e não vão sair do "mais ou menos". Olha essa lista e se você está disposto a abrir mão de certos confortos e regalias, arregace as mangas e vá a luta que dá certo!


1.    Não prometa o que você não pode ou não quer fazer. Se você prometeu algo a um cliente, faça. Mesmo que seja domingo ou feriado.

2.    Chegue antes e saia depois de todo mundo da sua empresa. Estudo o seu mercado de atuação e procure fazer o que seus concorrentes não fazem. As vezes uma empresa pequena e focada no mercado local consegue direcionar mais o foco do que uma empresa grande e com uma vasta gama de produtos.

3.    Nunca, nunca mesmo fale mal de cliente para outro, nem fale mal de empresas concorrentes. Se alguém lhe perguntar "o que você acha da empresa concorrente X?" Responda que a sua é uma empresa diferenciada e focada na qualidade e não pode falar pelos métodos de trabalho de outras empresas do setor.

4.    Nunca faça só o que o cliente pediu. Faça mais e surpreenda-o.

5.    Não cobre do cliente por serviços ínfimos e super-rápidos. Assim você cria um vínculo de parceria e fideliza o cliente. Além de não passar a imagem de miudeiro (que quer dizer “sovina”).

6.    Nunca deixe seu cliente na mão, esperando. Não deu pra ir na hora marcada, ligue e desmarque e desculpe-se, agendando outro dia.

7.    Guarde dinheiro.

8.    Aprenda a separar a vida pessoal e profissional. Seus clientes não dão a mínima se sua mulher está na TPM, se a conta do banco tá no limite. 

9.    Nunca perca o domínio da sobriedade na frente de funcionários, clientes e fornecedores. Se ele te chamou de qualquer coisa ofensiva, não responda. Não dê margem para piorar a situação. Respire, pense e depois aja com sobriedade.

10. Mulheres, nunca chorem nem saiam berrando pelos corredores da empresa por causa de intrigas no trabalho. Isso demonstra uma grande incapacidade de domínio sobre a razão e se você for líder de um grupo, perde toda a autoridade.
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