quarta-feira, 5 de junho de 2013

É uma doença do intestino delgado que interfere diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida.

 Caso uma pessoa com doença celíaca consuma alimentos com glúten ou traços de glúten, isso vai provocar uma reação imunológica no intestino delgado, uma inflamação crônica que impede a absorção dos nutrientes. A doença celíaca pode se manifestar em crianças, adultos e idosos.

Quais são os sintomas da doença celíaca? 
 Os sintomas intestinais incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia  por  carência de ferro, defeitos no esmalte dentário, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado  e uma erupção na pele que faz coçar, chamada dermatite herpetiforme. A doença celíaca também pode se manifestar  sem sintomas aparentes.

Informações do site da Fenacelbra : http://www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/doenca-celiaca

Encontro de Celíacos em Lajeado acontece dia 15 de Junho às 15:00 no Parque Histórico
Mais informações pelo e-mail: fabifaccini@superig.com.br

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!