segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Você já conhecia essa banda?

A banda Pentagram (Mezarkabul em turco)  foi formada em Bursa, em 1986, pelo guitarrista Hakan Utangac e pelo baterista Cenk Ünnü. Em 1987, o baixista Tarkan Gözübüyük se juntou à banda e eles começaram a fazer shows ao vivo. Suas primeiras músicas foram lançadas em 1990 no álbum Pentagram. Em 1992, um segundo guitarrista Demir Demirkan se juntou à banda, bem como um novo vocalista, Bartu Toptas, ajudando Hakan a se concentrar em sua guitarra. A nova line-up tocou em vários shows até Bartu decidir voltar para a Suécia. Ele deixou a banda em março de 1992, justamente quando começou a gravar o álbum Trail Blazer. A voz no início de "Missile Secret" é de Bartu. Para preencher o vazio de Bartu, os membros da Mezarkabul contrataram o vocalista Ogün Sanlısoy. Eles lançaram seu segundo álbum Trail Blazer no mesmo ano em que estavam numa crescente popularidade, tanto na Turquia como no mundo. Em 1993, o guitarrista Ümit Yılbar foi morto por terroristas na montanha de Cıraf enquanto ele estava servindo ao exército turco. Os membros restantes da banda criaram "Voe para sempre" em memória a Ümit Yılbar, mas a banda gravou mais músicas que lidavam com a morte de Yılbar: " 1000 in Eastland" e "Anatolia" (ambos do álbum Anatólia).
Nos três anos seguintes, a banda fez uma turnê pela Turquia e em outros países. Em 1995, o vocalista Murat İlkan foi substituído por Ogün e eles começaram a trabalhar em seu próximo álbum, Anatólia, que foi lançado na Turquia em 1997. Várias semanas após o lançamento, a gravadora Century Media chamou o Mezarkabul para um lançamento mundial. As letras da Anatólia falam de guerra, dor e ignorância, muitas vezes de uma maneira incomum. Em "1000 in Eastland" as letras enfatizam que "milhares de pessoas estão morrendo no Oriente, todos ignorados pelo Ocidente, onde a morte se torna uma tragédia", ao mesmo tempo, enfatizando que "lutar com ódio alimenta os ricos" .

Abaixo o vídeo da música "Bu Alemi Gören Sensin (em português "Você está vendo esse Reino")



Eles lançaram um álbum ao vivo em 1998 chamado Dışarı Popçular ( que eu não consegui uma tradução convincente para o português). O guitarrista Demir Demirkan se mandou e foi substituído por Onur "Mr. Cat" Pamukcu.
A banda começou a gravar seu próximo álbum em 2000, em seu próprio estúdio, em Istambul. O guitarrista Metin Türkcan entrou oficialmente para a banda durante a sessão de gravação. Eles compuseram 17 músicas e decidiram dividi-las em dois CDs diferentes. Em 2001, Unspoken foi lançado mundialmente. Em 2002, Bir foi lançado na Turquia.
Para seus lançamentos na Turquia, eles usam o nome de "Pentagrama". No entanto, devido a uma banda de doom metal americano chamada Pentagrama, eles usam pelo nome de "Mezarkabul" para as versões internacionais.
A Sony Music lançou em 2008 o álbum "Mezarkabul 1987", que inclui uma apresentação especial do vigésimo aniversário da banda em Bostancı Gösteri Merkezi em 4 de fevereiro de 2007.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!