quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A gente lê os jornais do mundo e vê mais uma guerra se aproximando, agora a Síria é a bola da vez. Mesmo sem aval da ONU, alguns países, liderados pelos Estados Unidos, estão ameaçando invadir o país, caso o ditador Bashar al-Assad não entregue as supostas armas químicas que foram usadas contra os rebeldes e que acabou atingindo também o povo.

Mas quanto custa manter esse poderio militar todo? E as bases em outros países? Aqui um resumo resumido com alguns números....

Os Estados Unidos gastam mais em suas forças armadas do que as outras nações "top 15" com maior gasto militar. Essa lista inclui a China que gasta U$ 119 bilhões, Reino Unido U$ 59,6 bilhões, França U$ 59.3 bilhões, Rússia U$ 58.7 bilhões, Japão U$ 54.5 bilhões, Alemanha U$ 45.2 bilhões, Arábia Saudita U$ 45.2 bilhões, Índia U$ 41.3 bilhões, Itália U$ 37 bilhões, Brasil U$ 33.5 bilhões, Coreia do Sul U$ 27.6 bilhões, Austrália US $ 24 bilhões, Canadá U$ 22.8 bilhões e Turquia U$ 7.5 bilhões. Os EUA gastam U$ 698 bilhões.

A área total de terra ocupada por bases e instalações dos EUA é 15.654 milhas quadradas - maior do que Washington DC, Massachusetts e New Jersey juntos.


Em 2033, os EUA vai pagar 59 bilhões dólares por ano para seus veteranos feridos nas guerras.

Em 2007, a quantidade de dinheiro rotulado como "gasto" ou " a fundo perdido" no Iraque - 11 bilhões de dólares - poderia pagar 220 mil salários dos professores.

Os gastos relacionados à defesa, são maiores hoje do que em qualquer época, desde o auge da II Guerra Mundial.

O custo anual de manter um soldado no Iraque poderia alimentar 60 famílias americanas.

Cada dia no Afeganistão custa ao governo mais do que ele gastou e fez para construir todo o Pentágono.

Em 2008, o Pentágono gastou mais dinheiro a cada cinco segundos no Iraque do que o americano médio ganhou em um ano de salário.

Décadas após o colapso da União Soviética, o Departamento de Defesa dos EUA, ainda tem mais de 40 generais, almirantes ou equivalentes civis instalados na Europa.

O valor que o governo passou para compensar as vítimas de radiação de testes nucleares (U$ 1,5 bilhão) poderia educar integralmente 13.000 crianças americanas.

O Pentágono gasta mais em guerra do que todos os 50 estados combinados gastam em saúde, educação, bem-estar e segurança

Os EUA têm 5 por cento da população do mundo -, mas quase 50% da despesa militar total do mundo.

Fonte das Imagens:  Instituto Stockholm International Peace Research

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!