quarta-feira, 10 de julho de 2013

FUNÇÃO LÓGICA SE

          Retorna um valor se uma condição que você especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use a função SE para criar testes condicionais sobre valores e fórmulas.

Sintaxe      =SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Teste_lógico: é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRO. Caso contrário, a expressão será considerada FALSO.

Valor_se_verdadeiro: é o valor retornado se teste_lógico for VERDADEIRO. Por exemplo, se essa condição for um determinado valor e o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO, a função SE fará o cálculo determinado pelos critérios. Se teste_lógico for VERDADEIRO e valor_se_verdadeiro for vazio, o argumento retornará 0 (zero).

Valor_se_falso: é o valor retornado se teste_lógico for FALSO. Por exemplo, se esse argumento for um determinado valor que não atende a condição e o argumento teste_lógico for considerado FALSO, a função SE exibirá o segundo argumento da fórmula.




Exemplo: =SE(B3>=10000;"B3*$E$3;0) 

Onde:
= (Sinal de Igualdade): Sempre inicia as fórmulas do Excel
SE - É a função usada no cálculo
B3 - É o endereço onde o Excel fará a leitura do valor
>= (Maior ou igual a) São os operadores de comparação
10000 – É a condição de cálculo
; (Ponto e vírgula) o primeiro, significa “então”
 B3*$E$3 - é o cálculo que deverá se executado se a condição for atendida, Valor_se_verdadeiro 
; (Ponto e vírgula) o segundo, significa “senão”
0 (zero) é o valor que deverá ser exibido se a condição não for atendida, Valor_se_falso.

Como se lê essa fórmula então? Lê-se assim:
Se o conteúdo da célula B3 for maior ou igual a 10000, então multiplique o valor da célula B3 por E3, senão retorne 0 (zero)

Observações:
Sempre que o Excel deverá retornar um texto, este deverá aparecer na fórmula entre aspas (“texto qualquer”). O programa retornará exatamente o que estiver entre aspas, inclusive se for uma sequência numérica. É permitido espaços em branco no texto que estiver entre aspas. Mas não deixe espaços em branco na fórmula entre os operadores, critérios e argumentos.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Que tal construir sua própria Lamborghini no porão da sua casa? Ou na garagem dos eu prédio? Pois foi isso que um engenheiro aposentado inglês fez. Construiu sua própria Lamborghini e levou 12 anos pra isso. Mas valeu a pena. Olha o resultado.































Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!