quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Com esse calorão que tem feito por essas bandas do RS, as lojas nem conseguem atender a todos os clientes que procuram os aparelhos condicionadores de ar, tamanha a procura. Para piorar, fevereiro promete ser ainda mais quente com os termômetros marcando mais de 40°... e daqui a alguns meses no inverno, temperaturas negativas e geada.. haja saúde.

Mas como escolher o aparelho certo para cada ambiente? Como saber se essa escolha não vai te trazer dor de cabeça depois de instalado? Aqui tem umas dicas legais e também como fazer o cálculo de BTUS e espaço e tamanho da sala.. BTU? 

O que é BTU?
BTU (também pode ser escrito Btu) é um acrônimo para British Thermal Unit (ou Unidade térmica Britânica) é uma unidade de medida não-métrica (Não pertencente ao SI) utilizada principalmente nos Estados Unidos, mas também utilizada no Reino Unido. É uma unidade de energia que é equivalente a:
252,2 calorias.
1 055,05585 joules.
Entre 778 e 782 ft.lbf (pés-libra-força).

A quantidade de 1 Btu é definida como a quantidade de energia necessária para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água de 59,5º F a 60,5º F, sob pressão constante de 1 atmosfera. Para se derreter a mesma massa de gelo, são necessários 143 BTUs.

O cálculo de BTUs irá ajudá-lo a escolher o ar-condicionado indicado para sua casa ou trabalho. O cálculo é feito da seguinte forma:
• Para cada metro quadrado, multiplica-se por 600 BTU
• Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira pessoa não é contabilizada)
• Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU

Ex.: Uma sala com 30m² para três pessoas com dois computadores 30m² x 600 BTU + 1200 BTU (duas pessoas, pois a primeira não conta) + 1200 BTU (dois computadores) = 20400 BTU

Observações
*Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTUs para cada medida.

*Não se recomenda usar aparelhos abaixo da potência indicada. Em alguns casos, isto pode trazer problemas para o equipamento, aumentando custos com manutenção e consumo de energia, além de demorar mais para gelar o ambiente.

*Nossa calculadora está configurada para ambientes com pé direito padrão (aproximadamente de  2,40 m a 2,60 m).

Atenção para altas cargas térmicas

Se o ambiente a ser climatizado tiver uma grande metragem, pé direito alto ou um grande número de pessoas recomenda-se  a avaliação de um profissional do setor (técnico, engenheiro, projetista ou arquiteto). No dimensionamento de altas cargas térmicas, é necessário que o profissional verifique outras variantes no cálculo.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!