quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A maioria dos donos de cães e gatos sabe que não é uma grande ideia alimentar seu amigo com comidas da mesa de jantar, mas de vez em quando, pedaços de comida vão ao chão e o pequeno aproveita e devora tudo sem pestanejar.Enquanto essa comida possa ser deliciosa para as pessoas e também para os pets, pra eles pode ter graves consequências. 

Certos alimentos podem ser extremamente perigosos ou até mesmo fatais para seu cão ou seu gato. Aqui tem uma lista de comidas que devem ficar longe de seu amigo de quatro patas. Recomenda-se que você visite um veterinário e peça para ajudá-lo a determinar uma nutrição adequada para o seu pet.




 ALHO E CEBOLA


Mantenha a cebola e o alho longe de seu cão. Ambos os vegetais são frequentemente usados ​​na culinária humana para adicionar sabor, mas para um canino pode significar problemas. Cebola crua e alho são os mais perigosos. Certos compostos da família da cebola podem causar intoxicação em animais de estimação. Infelizmente, os sintomas podem não aparecer por até três ou quatro dias após a ingestão. Você vai notar que seu cão parece preguiçoso e sua urina será vermelha alaranjado ou bastante escura. Então, olho aberto.



Qualquer dono (ou pai/mãe, como vc queira chamar) do gato pode dizer-lhe que os gatos preferem comida de gente para as suas próprias refeições. Não é surpreendente ver um gato "roubar" do prato de alguém. Embora esta prática possa ser engraçadinha, ela também pode ser perigosa. Existem vários alimentos que provocam efeitos colaterais bem desagradáveis ​​ou pode até mesmo ser fatal para a saúde do gato. Confira a lista alimentos mais perigosos para os gatos e certifique-se de consultar um veterinário sobre as necessidades nutricionais da fera.

PASSAS

Enquanto passas são deliciosas e saudáveis no ​​lanche das pessoas, elas podem ser venenosas para os gatos. Um punhado de passas pode causar insuficiência renal súbita em seu gato. Você deve evitar dar o seu animal de estimação passas, bem como uvas e atenção aos sinais de toxicidade se o seu gato acidentalmente comê-las. Sinais que geralmente ocorrem dentro de 24 horas são diarreia, falta de apetite, letargia, fraqueza, dor abdominal e diminuição da urina.


CEBOLA


Dar comida com cebolas não é uma boa ideia para o seu amigo felino. Os sulfóxidos e dissulfuretos em cebolas destroem as células vermelhas do sangue e podem causar problemas sérios de sangue, incluindo a anemia. Cebola em pó é muitas vezes uma especiaria escondida, então tome cuidado. Pode ser encontrada em alimentos para bebés e outros pacotes de refeições. Leia a lista de ingredientes antes de oferecer algo de novo para o seu animal de estimação.

OVOS CRUS


Ninguém deve comer ovos crus, a menos que tenham certeza que não há risco de bactérias. Seu gato também não deve comer ovos crus, também. O risco de salmonela ou E.coli é muito alto e ambos podem causar sérios problemas para um animal de estimação. Mesmo se você tem os ovos que são livre de bactérias, tenha cuidado. As claras de ovos contém avidina, que podem parar a absorção de vitamina B.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Não precisa nem dizer que a seus animais de estimação nunca deve ser dado álcool , mas em alguns casos, os gatos podem beber por curiosidade ou muita sede. Tal como acontece com os seres humanos, o álcool pode causar intoxicação e envenenamento. Infelizmente, um gato é muito menor do que um humano e não precisa beber muito para sofrer de efeitos adversos.

CAFÉ


Nunca compartilhe seu chá ou café com seu gato. Bebidas e alimentos que contêm cafeína podem ser perigosos para seu felino. A cafeína funciona como um diurético causando desidratação. Ela também estimula o coração e sistema nervoso. Chocolate é particularmente ruim, uma vez que contém cafeína e teobromina, uma substância química que poderia matar seu gato.

CARNES GORDUROSAS

A gordura pode até ser boa, mas em pequenas quantidades. A alimentação de seu gato com gordura saturada para seu gato pode ser (e é) uma péssima ideia. Pode causar problemas de estômago, incluindo vômitos e diarréia. É melhor escolher os alimentos que tenham sido aprovados para gatos.

OSSOS

Ossos são um dos alimentos mais perigosos nesta lista. Embora eles não sejam tóxicos em qualquer forma, os ossos podem fragmentar quando cozidos e causar lacerações internas ou obstruções do intestino delgado. Mesmo ossos crus podem ser um risco de asfixia, embora eles não lascam como os cozidos. Você também deve evitar dar ossos de aves. Em adição aos problemas intestinais, ossos cobertos com gordura ou cartilagem também podem causar problemas digestivos e seu gato pode acabar com vômitos ou diarreia.

LEITE OU CREME DE LEITE

Os gatos são intolerantes à lactose, uma vez que se tornam adultos. A incapacidade de quebrar a lactose em produtos lácteos, significa que o seu gato pode acabar tendo diarreia. Podem ficar doentes e levar à desidratação e pode também exigir uma estadia com o veterinário se não for tratada rapidamente. Evite dar nata ou creme de leite para o seu gato a menos que você escolha as opções sem lactose.

ABACATE

O aparentemente o inocente abacate contém uma substância chamada Persin, que é muito tóxica para os animais, incluindo os gatos. Esse tal de Persin, que tóxico para cães e gatos ( e para algumas pessoas também) está nas folhas, nas sementes, cascas e frutos,  por isso nunca deixe o seu gato brincar com a casca, folhas ou caroço. Dependendo da quantidade de persin ingerido, o seu gato pode ter problemas gastrointestinais, problemas respiratórios ou mesmo até de coração. Em alguns casos, estes problemas podem até levar à morte. .

Para ficar tranquilo(a), a seu gato deve ser dada uma comida devidamente formulada em vez de sobras de comida. Mesmo se você fizer isso, não é incomum para os gatos subir em mesas e cadeiras para surrupiar a comida de gente. Você precisará ser particularmente vigilante para manter alimentos tóxicos fora do alcance de seu felino e prevenir qualquer acesso a coisas como sobras de abacate, que podem acabar no lixo. Lembre-se de que a lata de lixo é de fácil acesso para o seu gato.

2 comentários:

Lourdes Lz disse...

Que bacana essa postagem. E´sempre bom saber como cuidar melhor dos nossos amiguinhos.

Solano disse...

Lourdes, obrigado por acessar o blog Coizaradas e por todos os seus comentários. É isso que faz o blogueiro continuar e buscar postagens interessantes para publicar. Abraço

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!