terça-feira, 27 de janeiro de 2015


No período em que havia uma certa crise mundial e especialmente os Estados Unidos passavam por apertos econômicos, pessoas do pt abriam um sorriso dizendo, isso tem em todo o lugar, não é coisa nossa....

Agora nos chega a notícia que nos deveria encher de vergonha, por nosso fracasso, de que o PIB do estado da Califórnia – apenas um dos 50 dos Estados Unidos – ultrapassou o do Brasil em 2014. Se fosse um país independente, a California seria o sétimo país mais rico do mundo

O governador da California, Jerry Brown, dá orgulho a seus eleitores. Nos últimos 14 anos, o mesmo período em que no Brasil foram presidentes Lula e Dilma, Brown e seu antecessor, o ator Arnold Schwarzeneggerfizeram da California um modelo econômico invejável para o resto do mundo. O segredo para tanto crescimento lá foi fazer o contrário do que ocorreu no Brasil: baixas taxas de corrupção, finanças em ordem, pesados investimentos em escolas, universidades sólidas e investimentos enormes em infra-instrutora, ciência e tecnologia.

Em entrevista, Jerry Brown buscou não nos humilhar muito. Lembrou apenas que o Brasil é um país que dependente da exportação de matérias primas, sujeitas historicamente a variações de preços, enquanto seu estado é um dos líderes em alta tecnologia, educação e indústrias e serviços de ponta.

A riqueza da California é, em termo relativo ainda maior, pois a população do Brasil é cinco vezes maior do que os 38,3 milhões da população californiana.

Apesar de um quarto da população californiana ser pobre, o gasto com ajuda social vem declinando em razão da elevada taxa de crescimento de emprego.

Em 2014, a renda per capita dos californianos ultrapassou o teto de 50 mil dólares.
Categories: , ,

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!