terça-feira, 24 de março de 2015

No mesmo dia de hoje, em 1973 a banda Pink Floyd lançava seu 8º e mais emblemático, misterioso, clássico e revolucionário disco: The Dark Side of the Moon.



The Dark Side of the Moon foi um sucesso imediato, chegando ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos e já fez mais de oitocentas e três aparições na parada desde então, tendo vendido mais de quinze milhões de cópias e estando na lista dos álbuns mais vendidos da história no país, também no Reino Unido e na França, com um total de cinquenta milhões de cópias comercializadas mundialmente até hoje. A obra também recebeu aprovação total dos fãs e aclamação da crítica especializada, sendo considerado até hoje um dos mais importantes álbuns de rock de todos os tempos.

Relação com o filme "O mágico de Oz"

Quando o álbum é tocado simultaneamente com o filme de 1939 The Wizard of Oz (O Mágico de Oz, no Brasil, ocorrem algumas correspondências entre o filme e o álbum. Alguns momentos que indicam isso são:
- Quando Dorothy cai de cima do cercado em que está se equilibrando, inicia-se a música "On the run" indicando o momento de suspense. Na seqüência a avó de Dorothy aparece conversando, e neste momento é possível ouvir uma voz feminina de fundo na mesma música.

- Quando Dorothy está na fazenda e ela olha para o alto, no áudio surge barulho de avião.
- Quando a bruxa está chegando de bicicleta para raptar o cachorro de Dorothy, começam a tocar os sinos da música "Time", análogo aos toques de campainhas de bicicletas.
- Em seguida a bruxa estaciona a bicicleta no cercado da casa de Dorothy e, enquanto está parada do no portão, o avô de Dorothy bate com o portão por trás da bruxa. 

Quando o álbum e o filme estão exatamente sincronizados, nesta batida do portão é tocada a primeira nota da música "Time".

- Quando é cantada a frase "Home, home again" (Casa, casa novamente) do reprise de "Breathe", o cachorro de Dorothy entra pela janela do seu quarto, após fugir da bruxa.
- A música "The great gig in the sky" é tocada no momento de suspense do filme, onde um tornado aproxima-se à casa. É possível perceber os três tempos da música em sincronia com as cenas de suspense, as cenas de sonho/desmaio e com as cenas de calmaria.
- O som da caixa registradora no princípio de “Money” (dinheiro) aparece exatamente quando Dorothy pisa pela primeira vez a estrada dos tijolos amarelos; que é também o momento em que o filme passa de preto e branco para cores. Outra referência é a aparição da fada dourada;
- No momento em que a bruxa do Oeste aparece, é tocada a palavra "black" (preto);
- A cena em que Dorothy encontra o espantalho (personagem que alegava não ter cérebro) é acompanhada pela música "Brain Damage" (dano cerebral), e quando a letra da música começa a tocar: "the lunatic is in my head…" (o lunático está na minha cabeça), o espantalho inicia a dançar freneticamente como um lunático;
- O bater de coração no fim do álbum ocorre quando Dorothy tenta ouvir o coração do homem de lata;
- No momento em que a bruxa do oeste lança uma bola de fogo contra Dorothy e seus companheiros, a música grita "run!" (corra);
- No momento que Dorothy encontra Oz, entra a música "Us and Them", soando Us como Oz bem quando aparece a imagem de Oz;
-Várias frases das letras contidas nas músicas coincidem com os mesmos atos sendo executados pelos atores no mesmo momento;
A duração da maioria das músicas coincide precisamente com a duração das cenas no filme.

Veja o vídeo e tire suas conclusões;




Os membros dos Pink Floyd desmentem qualquer relação entre o álbum e o filme num MTV especial sobre o grupo em2002. Eles afirmam que não poderia esta relação ser planejada por não poderem reproduzir o filme no estúdio, visto na altura não existirem ainda os videogravadores.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!