sexta-feira, 15 de julho de 2016

Começa nos próximos dias a substituição do RG pela nova carteira do RIC (Registro de Identidade Civil) e segundo o Ministério da Justiça, os moradores das cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Salvador serão os primeiros a serem chamados para realizarem a troca.

O RIC é um cartão magnético onde constará a impressão digital e chip eletrônico, onde terá informações sobre o titular como nome, data de nascimento, sexo, filiação, naturalidade e outros dados como data de emissão e data de validade. A boa notícia é que essa troca será custeada pelo Ministério da Justiça e não será cobrada a troca. (ufa..) e no primeiro ano o governo investirá cerca de 90 milhões de reais para a substituição.

Hoje a emissão de carteiras de identidade é competência dos estados e uma pessoa pode fazer uma CI no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina, por exemplo, com essa troca pelo RIC, o documento será unificado nacionalmente como o CPF, dificultando fraudes.

Um dos boatos que corre pela internet, principalmente pelas redes sociais onde a manipulação e a boataria corre solta (porque um número ínfimo de usuários tem capacidade de discernir entre e verdade e boato, entre notícia e fofoca).... até me perdi no assunto... Voltando ao assunto, corre boatos que o dia do juízo final chegou e  que as pessoas terão esse chip implantado sob a pele, como a marca da besta descrito no Apocalipse...!!!

Não é nada disso.. esse chip será igual a um chip de cartão de banco e não tem nada a ver com o que pregam por aí que os fim dos tempos está chegando...

Então se você ficou com um elefante atrás da orelha, pode ficar descansado e pode também desmentir os boatos que andam compartilhando no Facebook.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!