sexta-feira, 15 de julho de 2016

As vezes um anúncio de venda de laptops ou computadores de mesa não são fáceis de entender por quem não é da área de informática e surgem muitas dúvidas quanto a velocidade, capacidade de armazenamento ou entradas e saídas digitais...

Então peguei um anúncio de um folheto de uma rede de lojas aqui da região e vou "traduzir" aqueles termos e também as abreviações para quem vai comprar computador novo (ou usado) e quer entender com mais clareza o que está comprando.

Vamos lá..

HD 1 TB: Hard Drive de 1 Terabyte.
Isso indica que esse laptop tem um Hard Drive ( Disco Rígido) com a capacidade de armazenamento de 1 terabyte, ou aproximadamente 1 trilhão de bytes (1 byte equivale a qualquer caracter que possa ser reconhecido pelo computador, pode ser uma letra, um número, um sinal ou até um espaço em branco num texto). Para ter uma ideia, uma música no formato MP3 precisa de uns 4 megabytes (milhões de Bytes) para ser guardada (salva) em disco e uma foto de boa qualidade de 8 a 12 Megabytes, depende alguns fatores como qualidade, resolução, tamanho e iluminação.

É um bom Disco Rígido? Serve para muitos arquivos?
Com certeza é um excelente espaço para armazenamento. Tenho um HD externo de 1 Tb e guardo nele 3 mil músicas, 200 filmes em HD, milhares de fotos, vídeos da câmera digital, clips de música e ainda não utilizei nem a metade do espaço disponível.

RAM 4GB: Memória RAM de 4 Gigabytes
A memória RAM (Random Access Memory) não é utilizada para salvar mas para guardar temporariamente as informações que estão sendo processadas. Toda vez que abrimos um programa, ele é carregado para a RAM, se essa memória for menor, de 1 Gb por exemplo, percebemos que aos poucos o PC começa a ficar lento, pois não há mais espaço livre para armazenar e para processar tanta informação. Para uso doméstico, 4 GB (4 bilhões de Bytes) é suficiente, quem usa programas CAD, de animação, edição de Vídeo e fotos ou outros mais pesados, recomendo 8 Gb de RAM ou até mais.
Detalhe: Quando o computador é desligado, o conteúdo dessa memória é apagado.

Como fazer para "aumentar" a memória RAM se o PC ficar lento?
É necessário saber que tipo de memória está instalada e também se há slots livres para a nova memória, que precisa ser do mesmo tipo ( DDR2, DDR3 ou DDR4) e a mesma velocidade.

Notebook i3 Vaio
i3 é o processador instalado, é o cérebro do Laptop. Da Intel, que fabrica o processador temos o i3, o i5 e o i7. O i3 é o mais econômico, o i5 é um intermediário e o i7 é indicado para aplicações mais pesadas, até porque o preço do i7 é mais pesado também. Para quem usa em casa ou para estudo, o i3 dá conta da tarefa bem tranquilo.

Windows 10:
É o sistema operacional da máquina, ele que controla o funcionamento do computador, dizendo superficialmente, controla o vídeo, o cursor na tela, abertura de programas, gerencia as memórias, etc... É a última versão do sistema Windows da Microsoft.

Tela 15.6" HD LED LCD
É tamanho ou área útil da tela, cerca de 39 centímetros. HD é de Alta Definição (High Definition) LED -  Diodo emissor de Luz (Light Emiting Diode) e LCD Display de Cristal Líquido (Liquid Crystal Display).

Mas então, afinal, é LED ou LCD?
Bad news, man... na verdade todas as telas ditas LED são LCD retro-iluminadas por LED's, como custariam muita grana se fossem só LED, todas as telas são LCD mesmo, nas TV's de tela grande idem, se venderam dizendo que era só LED, I'm so sorry, o vendedor está mal informado....

CD/DVD
O laptop vem de fábrica com leitor de CD (Compact Disc) e também de DVD (Digital Versatile Disc), alguns já vem de fábrica só com entradas HDMI (High Definition Multimídia Interface) USB (Universal Serial BUS) . Esse ainda vem com a tradicional leitora de discos, o que é bom, pois todo mundo gosta de utilizar discos, mesmo no laptop...

Webcam
Câmeras para web (internet) em laptops são bem comuns, só teria que ver a qualidade da lente e também a qualidade de captura de vídeo e imagens.

E o preço?
Mesmo sendo um Sony (e que também não é livre de falhas) e pela configuração acho um pouco acima do preço, por custar 3,400 reais poderia ter 8 Gb de RAM e também uma placa de vídeo dedicada. Daí vale fazer uma pesquisa, no mercado se encontra laptops da Dell, HP ou Acer por excelentes preços.

Quanto ao tamanho da tela, depende do uso que se faz, se for para levar pra faculdade todo o dia, não compre um de tela grande (de 17 ou 19"), melhor uma de 15", dá pra guardar em qualquer pasta e não deixa aparente que você está carregando um laptop.

Ficou alguma dúvida, algo não ficou claro? Gostou? Tem sugestões a fazer? Deixe um comentário, eu respondo!
Para fechar a semana do Rock, um rock bem comercialzinho que já foi até trilha sonora de filme.

Da banda canadense Loverboy.... Working for the Weekend


Artista: Loverboy
Álbum: Get Lucky
Data de lançamento: 1981
Prêmio: Juno Award: Prêmio Jack Richardson de Produtor do Ano
Indicações: Juno Award: Single do Ano, 
Juno Award: Compositor do Ano


 

terça-feira, 12 de julho de 2016

Você deve perguntar: Porque não? Eles são tão fofinhos...

Bem, as razões são muitas, mas em primeiro lugar essa mulher está correndo um sério risco de contrair graves doenças...e esse risco é  enorme.


Quando o cão se lambe, ele limpa a pele, os pelos e acaba comendo coliformes fecais, ou literalmente suas fezes... e as passa pelas lambidas...

Uma micose é uma das mais suaves alergias ou consequências das lambidas dos cães.

Essa foto vou deixar pequena porque é um tanto chocante...

Uma infecção MRSA. 
O Staphylococcus aureus resistente à meticilina, geralmente referido pelas siglas SARM ou MRSA (do inglês Methicillin-resistant Staphylococcus aureus) ou ORSA (do inglês Oxacillin-resistant Staphylococcus aureus), e também denominado, em inglês, Multiple-resistant Staphylococcus aureus, é uma bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos - primeiramente à penicilina, em 1947, e, logo depois, à meticilina. As colónias mais comuns da S. aureus são no sistema respiratório e feridas abertas, cateteres intravenosos e sistema urinário.

As infecções SARM são normalmente assintomáticas em indivíduos saudáveis e em que podem durar desde algumas semanas a muitos anos. Pacientes com o sistema imunitário comprometido apresentam maior risco de sofrer infecção secundária sintomática (manifestação de sintomas da doença).

E como MRSA é potencialmente fatal. Então, se você quer ter uma vida saudável, não deixe o seu cão lamber você.

Capnocytophaga Canimorsus

É uma bactéria na flora comensal gengivais normais das espécies canina e felina. A transmissão pode ocorrer através de mordidas, lambidas, ou mesmo estreita proximidade com os animais. C. canimorsus geralmente tem baixa virulência em indivíduos saudáveis, mas tem sido observado que causa doença grave em pessoas com condições pré-existentes.

O tratamento com antibióticos é eficaz na maioria dos casos, mas a ferramenta de diagnóstico mais importante e ainda básica para os clínicos continua a ser a  ilnformação da exposição recente a caninos ou felinos.
Capnocytophaga Canimorsus é este aqui. Estamos supondo que você nunca vai olhar para cães lambendo os seres humanos do mesmo jeito, nunca mais...
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!