quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Quem acompanha minhas redes sociais sabe que passeamos muito pela serra gaúcha, até pela distância que fica aqui de Lajeado. Daqui até garibaldi, a terra do Espumante dá apenas 50 quilômetros, Bento Gonçalves fica a 60 kms, Farroupilha uns 80, Gramado é um pouco mais longe, em torno de 170, mas então é tudo pertinho e num dia dá prá ir e voltar e aproveitar as belezas da topografia, das belezas naturais e dos pontos turísticos.

No começo de fevereiro fiz uma viagem dessas, com vários destinos ( que no começo da viagem ninguém sabia onde era, foi surpresa), mas vou adiantar a vocês: primeira parada em Farroupilha no santuário de Nossa Senhora do Caravággio...


Próxima parada: A cidade de Carlos Barbosa para o passeio da Maria Fumaça

Dá mais ou menos 1 hora e meia de passeio no meio das cidades e também no meio da mata.



Chegando em Bento Gonçalves, nas "garagens" do trem

O dia não estava muito bonito

Fomos conhecer um pouco da história da imigração italiana do Brasil, nesse caso, especificamente do Rio Grande do Sul com a Epopéia Italiana


Fotos dos primeiros imigrantes italianos que aportaram pelas terras gaúchas...


Nesse baú, eles trouxeram tudo o que tinham na Itália, para começar uma nova vida na América, cheios de esperanças e promessas de fartura... Só que não foi bem assim que começaram essa saga pelas terras brasileiras. O começo aqui foi muito mais difícil que eles imaginavam, pois toda a benesse prometida pelos dois governos, acabaram no momento em que foram largados no meio do mato e tiveram que dormir embaixo de árvores e construir cabanas improvisadas para se protegerem dos animais selvagens que viviam nas matas.


A propaganda do governo italiano era de vida próspera, cheia de riqueza, terras com frutas e agua abundante... mas na verdade, o que o governo italiano queria mesmo, era limpar os cortiços onde esses pobres colonos viviam.


Um pouco da moda da época, ou o que as mulheres faziam em casa com poucos recursos que tinham.


Esse vestido era mais da alta sociedade da época.

E aqui tem meu video completinho da viagem para você assistir com calma e quem sabe programas essa viagem para suas próximas férias, se você ainda não a fez.


0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!