Para dar nome a uma planilha, clique na aba da planilha, depois clique em Formatar > Planilha>Renomear (o atalho é dar dois clicks rápidos na aba da planilha e depois escrever o nome).
Agora que as planilhas já tem nomes, vamos fazer a digitação da tabela que vai servir de base para nossos dados. Em cada mês vai uma planilha de controle igual a essa
Mas não precisa digitar em todas as planilhas a mesma tabela e nem precisa copiar e colar. Olha o truque: Selecione todas as abas das planilhas. Clique na primeira aba que é “JAN”, pressione a tecla “SHIFT” e a mantenha pressionada, agora clique na última aba que é “Total”.
Com todas as abas selecionadas, tudo o que é digitado na primeira, automaticamente é adicionado nas outras.... Depois da tabela pronta você já pode digitar a primeira fórmula que vai realizar o somatório dos valores pagos em cada planilha.
Posicione o cursor na célula B24 como no exemplo acima e digite a fórmula:
=soma(B3:B23)
onde:
= sempre inicia uma fórmula do Excel
Soma é a função (comando) que deverá ser executada pelo programa
Dentro dos parênteses colocamos o intervalo da soma, da célula inicial (B3) até (:) a célula final (B23) .
Obs: dois pontos (:) significa ATÉ e ponto-e-vírgula (;) significa E.
Depois de ter digitado a fórmula, pressione a tecla Enter para que o programa execute a fórmula. Aproveite para selecionar o intervalo dos valores e formate em reais. Clique na primeira célula e com o botão do mouse apertado, arraste até a última célula do intervalo.
Depois que o intervalo está selecionado, clique no botão Estilo de Moeda, mesmo que as células estejam em branco, o formato será aplicado.
Agora você deve remover a seleção das planilhas para iniciar a digitação dos valores correspondentes de cada item da lista, senão os mesmos valores serão inseridos em todas as planilhas. Para remover a seleção das abas clique na aba Fev ou qualquer outra que não seja a aba ativa. Depois dos valores já digitados nas planilhas, é hora de digitar a fórmula final na última planilha (Total) Clique em B3 e digite a fórmula como mostra a figura abaixo:
Nessa fórmula o Excel vai somar todos os conteúdos das células B3 de todas as planilhas.
=soma(Jan:Jun!B3)
onde:
= sempre inicia uma fórmula do Excel
Soma é a função (comando) que deverá ser executada pelo programa
Dentro dos parênteses colocamos o intervalo da soma, da planilha inicial (Jan) até (:) a planilha final (Jun) .
Importante lembrar que o nome da planilha na fórmula deve ser exatamente igual ao nome da planilha da aba, senão o Excel não encontra o destino da soma.
O ponto de exclamação serve pra separar os argumentos da fórmula e deve ser digitado.
Você não precisa repetir a mesma fórmula em todas as linhas. Digite a primeira e pressione a tecla ENTER, depois clique novamente sobre a célula e clique no cantinho da célula onde tem um quadradinho preto. Quando o cursor se transformar numa cruz, clique, segure apertado e puxe para baixo até o final da planilha. Automaticamente ele faz a cópia das fórmulas às linhas subjacentes.... qualquer dúvida ou complementação, faça um comentário.
Espero que dê certo e que seja útil a todos...
Obrigada pelas dicas de excel!
ResponderExcluirme ajudaram muito.
Fazer o controle financeiro é muito importante! Manter as contas em dia é fundamental. Me indicaram o ZeroPaper, um software de controle financeiro que substitui facilmente uma planilha Excel! Acho mais fácil de utilizar! É um sistema gratuito, o que me fez gostar mais ainda. Rs
ResponderExcluirwww.zeropaper.com.br
Obrigada e sucesso!