Pages - Menu

Pages

Pages - Menu

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Controle do contas no Excel

Nessa postagem gostaria de dar umas dicas de como criar uma planilha de controle mensal de contas no Excel. Não exige nenhuma função avançada e é bem simples de criar. Antes de tudo abra o Excel e insira 7 planilhas. Geralmente o Excel inicia com apenas três ou cinco, depende das configurações do programa, então clique no menu Inserir >Planilha e adicione mais planilhas até completar sete. Renomeie as seis primeiras planilhas com as iniciais de um mês do ano e na última escreva Total. Vai ficar assim:

Para dar nome a uma planilha, clique na aba da planilha, depois clique em Formatar > Planilha>Renomear (o atalho é dar dois clicks rápidos na aba da planilha e depois escrever o nome).

Agora que as planilhas já tem nomes, vamos fazer a digitação da tabela que vai servir de base para nossos dados. Em cada mês vai uma planilha de controle igual a essa


Mas não precisa digitar em todas as planilhas a mesma tabela e nem precisa copiar e colar. Olha o truque: Selecione todas as abas das planilhas. Clique na primeira aba que é “JAN”, pressione a tecla “SHIFT” e a mantenha pressionada, agora clique na última aba que é “Total”.


Com todas as abas selecionadas, tudo o que é digitado na primeira, automaticamente é adicionado nas outras.... Depois da tabela pronta você já pode digitar a primeira fórmula que vai realizar o somatório dos valores pagos em cada planilha.

Posicione o cursor na célula B24 como no exemplo acima e digite a fórmula:
=soma(B3:B23)
onde:
= sempre inicia uma fórmula do Excel
Soma é a função (comando) que deverá ser executada pelo programa
Dentro dos parênteses colocamos o intervalo da soma, da célula inicial (B3) até (:) a célula final (B23) .

Obs: dois pontos (:) significa ATÉ e ponto-e-vírgula (;) significa E.
Depois de ter digitado a fórmula, pressione a tecla Enter para que o programa execute a fórmula. Aproveite para selecionar o intervalo dos valores e formate em reais. Clique na primeira célula e com o botão do mouse apertado, arraste até a última célula do intervalo.


Depois que o intervalo está selecionado, clique no botão Estilo de Moeda, mesmo que as células estejam em branco, o formato será aplicado.


Agora você deve remover a seleção das planilhas para iniciar a digitação dos valores correspondentes de cada item da lista, senão os mesmos valores serão inseridos em todas as planilhas. Para remover a seleção das abas clique na aba Fev ou qualquer outra que não seja a aba ativa. Depois dos valores já digitados nas planilhas, é hora de digitar a fórmula final na última planilha (Total) Clique em B3 e digite a fórmula como mostra a figura abaixo:
Nessa fórmula o Excel vai somar todos os conteúdos das células B3 de todas as planilhas.
=soma(Jan:Jun!B3)
onde:
= sempre inicia uma fórmula do Excel
Soma é a função (comando) que deverá ser executada pelo programa
Dentro dos parênteses colocamos o intervalo da soma, da planilha inicial (Jan) até (:) a planilha final (Jun) .
Importante lembrar que o nome da planilha na fórmula deve ser exatamente igual ao nome da planilha da aba, senão o Excel não encontra o destino da soma.

O ponto de exclamação serve pra separar os argumentos da fórmula e deve ser digitado.
Você não precisa repetir a mesma fórmula em todas as linhas. Digite a primeira e pressione a tecla ENTER, depois clique novamente sobre a célula e clique no cantinho da célula onde tem um quadradinho preto. Quando o cursor se transformar numa cruz, clique, segure apertado e puxe para baixo até o final da planilha. Automaticamente ele faz a cópia das fórmulas às linhas subjacentes.... qualquer dúvida ou complementação, faça um comentário.

Espero que dê certo e que seja útil a todos...

2 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas de excel!
    me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  2. Fazer o controle financeiro é muito importante! Manter as contas em dia é fundamental. Me indicaram o ZeroPaper, um software de controle financeiro que substitui facilmente uma planilha Excel! Acho mais fácil de utilizar! É um sistema gratuito, o que me fez gostar mais ainda. Rs
    www.zeropaper.com.br
    Obrigada e sucesso!

    ResponderExcluir