São mais de 500 famílias desabrigadas que estão alojados em ginásios de esportes ou casas de parentes.
Fotos de Cassio Bonfadini para o jornal Informativo de Lajeado. Edição de 06 de janeiro de 2010.
O município de Marques de Souza foi o mais atingido pelas enxurradas, onde os moradores tiveram tempo só de salvar suas vidas. Na Granja Marquesa, 400 porcos morreram afogados, prejuízo de mais de 1 milhão de reais.
Na localidade de Tamanduá, no interior do município de Marques de Souza, as árvores arrancadas pela água invadiram dois cemitérios, destruindo lápides e túmulos, deixando ossadas e cadáveres expostos. Pessoas procuravam os túmulos e caixões de parentes falecidos.
Depois dessa chuvarada, a capital dos campings, como era conhecida, vai ter muito trabalho. No camping do Germano, as 50 casas foram arrastadas pela água, as pinguelas do camping Palm&Hepp deixaram de existir. No camping do Erineu tudo foi destruído, as casas, as barracas e carros dos acampados foram levados pela água.
A única coisa que restou, segundo os moradores, é a esperança e a vontade de recomeçar.
Algumas rodovias que estavam interditadas já foram liberadas pela Defesa Civil. Hoje a água já baixou, o rio está voltando ao seu leito normal e em dias as pessoas desalojadas retornarão às suas casas. Até quando? Só São Pedro sabe...
Nenhum comentário:
Postar um comentário