Pages - Menu

Pages

Pages - Menu

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Alguns segundos antes na História


 Era 15 de agosto de 1961 em Berlim. Um militar na Alemanha Oriental faz a guarda da cerca de arame farpado recentemente erguida e que divide os dois blocos alemães, era o início do Muro de Berlim. No fundo um grupo de cidadãos está conversando, aparentemente ignorando a inquietação do militar.
 No lado oeste, o fotógrafo Peter Leibing registra a construção do muro e captura o exato momento em que o guarda salta para o lado ocidental, mas ele nunca poderia imaginar que seria o motivo de uma foto histórica..


Em 08 de agosto de 1969, a banda de rock mais famosa do mundo está prestes a anunciar um álbum que, no final, seria seu último: Everest. Os Beatles iriam voar para o Himalaia para fazer umas fotos para a ilustração do álbum, mas devido a problemas de produção, eles tiveram que mudar o título e todo o projeto, assim acabaram tirando umas fotos em Londres mesmo, perto do estúdio de gravação.
 Ninguém estava muito feliz com esta decisão de última hora. O fotógrafo Ian McMillan capturou os momentos anteriores da pose final dos artistas.


Dezembro de 1999. Dr. Joseph Brunner está prestes a realizar uma cirurgia de rotina no Vanderbilt University Medical Center, de Nashville. Um feto de apenas 21 semanas de idade, com diagnóstico de espinha bífida aguarda o movimento hábil do bisturi do cirurgião dentro do ventre de sua mãe.
 Na sala de cirurgia, fotógrafo freelancer Michael Clancy está cobrindo para os EUA, um relatório sobre as crianças que sofrem desta doença. Ele tira algumas fotos da operação e da sala para a publicação. Momentos antes de abrir o ventre da mãe, o cirurgião lhe permite aproximar-se da mesa de operação para capturar um pequeno detalhe ...


Anos 30. Frente de batalha em algum conflito europeu. O correspondente de guerra mais importante do mundo é enviado para cobrir as atividades da resistência.
 Durante um dos ataques que ele vê os soldados de sua trincheira. Aparentemente nada estava prestes a acontecer, momentos depois, o combatente à esquerda ...

Era dia 23 de fevereiro de 1945 no cume do monte Suribachi no Japão. O exército norte-americano ocupa o morro às 10:20 da manhã. Tenente Harold G. Schrier é o chefe da patrulha e lhe foi ordenado que coloque a bandeira de seu navio de transporte (o Missoula USS) no cume para que pudesse ser avistada das praias vizinha.
 Mas a bandeira era muito pequena. Ele imediatamente ordenou para que trouxessem uma segunda bandeira de proporções maiores ...

Na década de 20, o arquiteto Tcheco Jan Letzel construiu o edifício mais sólido e mais modernista de sua carreira numa pequena cidade japonesa. Sua experiência em estruturas anti-sísmicas veio da quantidade de projetos que ele havia realizado em todo o Oriente.
 No entanto, ele nunca imaginaria que seu museu ainda estaria de pé após a catástrofe mais devastadora causado pelas mãos dos homem ...

Era 21 de setembro de 1979. Uma noite inesquecível no Palladium. Os reis do punk britânico violaram as todas as leis e todas as regras possíveis ao vivo do outro lado do oceano. Em Nova York tocaram todos os seus grandes sucessos sem hesitação. A fotógrafa Pennie Smith cobria a turnê da banda e estava agachada ao lado do estreito palco naquela noite.
 De repente, o baixista começa a bater com a Fender Precision contra o chão. O primeiro golpe pegou a repórter meio despreparada. Mas o segundo, tornou-se o retrato mais famoso na história do rock ...

No final dos anos 80 e começo dos 90, a Aids era sinônimo de medo, morte e rejeição. Ainda um tabu para a maioria dos meios de comunicação. A jornalista Therese Frare quer sensibilizar a sociedade e ajudar as pessoas doentes e compromete-se ao acompanhamento de David Kirby, um ativista que contraiu o vírus HIV na década de 80 e voltou para casa para morrer perto de sua família.
 A repórter vive com eles no hospital e durante a agonia da família e do doente tira algumas fotografias chocantes, entre elas a mais polêmica da história da AIDS ...

Era 1 de fevereiro de 1968. Bay Lop, membro da Frente de Libertação Nacional, está sendo escoltado sem rumo por uma rua de Saigon. Dois dias antes, essa Frente de Libertação havia ignorado um cessar-fogo ao atacar uma delegacia de polícia.
 O superintendente decidiu realizar a vingança pública se sob o olhar e as lentes do fotógrafo norte-americano Eddie Adam ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário