Muitas pessoas me perguntam no curso de Excel como bloquear determinadas células de uma planilha para que o conteúdo não possa ser alterado indevidamente ou até por distração. Essa postagem mostra passo a passo como bloquear esse conteúdo. A princípio todas as células da planilha já estão bloqueadas, por isso teremos que desbloqueá-las primeiro. Vamos lá....
Bloquear células no Excel 2007
- Abra a planilha e na aba Início, clicar em Formatar e veja se a planilha está desprotegida. Se não estiver, clique em Desproteger Planilha
- Selecione a planilha toda clicando no botão logo acima da linha 1...
Na aba Início, clique em Formatar > Formatar células (ou pressione CTRL + 1), na caixa Listas Personalizadas, clique na aba Proteção e desmarque o item Bloqueadas.
- Clique em qualquer célula da planilha para remover seleção.
- Selecione as áreas (colunas ou células) da planilha que ficarão com o conteúdo bloqueado.
- Na aba Início, clique em Formatar > Formatar células (ou pressionar CTRL + 1), na caixa Listas Personalizadas, clicar na aba Proteção e marcar o item Bloqueadas.
Observe que selecionando e pressionando a tecla Delete no teclado, o conteúdo ainda pode ser apagado, então precisamos proteger a planilha e bloquear essas células.
- Na aba Início, clique em Formatar e Proteger Planilha
A senha de proteção é opcional. Se a planilha contém dados de extrema importância que não podem ser alterados de forma alguma, digite uma senha.
e confirme OK. Agora essas células que foram bloqueadas nas etapas anteriores estão travadas. O conteúdo pode ser atualizado através da fórmula, mas não manualmente
Sempre que alguém tentar modificar seu conteúdo o Excel emite um aviso de dados somente de leitura.
Essa postagem foi útil a você? Faça um comentário, dê suas sugestões.....