Você já deve ter ouvido falar sobre um peixe amazônico que entrou pelo pênis de um morador e se alojou na bexiga da pessoa e não pode ser removido porque tinha espinhos fixados nas paredes da bexiga e ficou lá, até que provocou um grande sangramento e a pessoa morreu de hemorragia? Espere um minuto, isso é lenda, diriam alguns. Errado! É real.
O peixe Candiru realmente pode nadar e adentrar em aberturas ... digamos... pelas partes baixas e penetrar em órgãos humanos. As mulheres são as maiores vítimas, por razões óbvias. Na maioria dos casos, para remover o invasor, só com cirurgia e mesmo assim o procedimento é bastante delicado.
De acordo com a Wikipedia, ele é encontrado no Rio Amazonas, no Rio Madeira e nos seus afluentes e tem uma reputação entre os nativos de ser o peixe mais temido naquelas águas, até mais que a piranha. A espécie cresce até dezoito centímetros e tem forma de enguia, tornando-o quase invisível na água. O candiru é um parasita. Ele nada até as cavidades das guelras dos peixes e se aloja lá, se alimentando de sangue nas guelras, recebendo assim o apelido de "peixe-vampiro".
Ele é muito temido pelos nativos da região amazônica. O peixe tem formato de uma lombriga, e ao ser atraído pelo fluxo da urina (no caso do banhista nu) pode nadar em sentido contrário e penetrar no ânus, na vagina ou na uretra. Ele então se instala e não tem como voltar da mesma maneira que entrou pois ele abre a parte posterior do corpo e toma forma de guarda-chuva. Então, nada de fazer xixi no Amazonas...
E que tal essa "inocente" formiguinha?
Em uma expedição científica à Costa Rica, o guia alertou o grupo de ser picado por uma tal de formiga-bala (Bullet-Ant) bastante comum na região, que supostamente poderia nocautear um homem adulto por horas a partir da dor, ardor intenso. Dias se passaram, o medo diminuiu, e todos esqueceram a formiga bala. Até um uivo penetrante ecoou pela floresta e no pequeno laboratório onde os alunos estavam trabalhando. "Alguém foi pego por uma bala", disse o guia com conhecimento de causa. No dia seguinte, o grupo viu o resultado no infeliz: sua mão era uma massa vermelha e castanha de carne inflamada. Claro que ele viveu para contar história, mas não era nada bonita.
A Wikipedia confirma a agonia do que é a mordida da formiga-bala. Os moradores locais chamam a formiga de 24 horas, devido ao fato de que uma única mordida proporciona um dia cheio de dor, tortuoso e latejante. Em algumas culturas da América Central e da América do Sul, os jovens são iniciados na idade adulta, suportando até 5 picadas de formigas-bala de uma vez.
Polvo dos anéis Azuis... Bonitinho na enciclopédia.
Um dos mais ínfimos cefalópodes e talvez o mais bonito do planeta é também o último que você gostaria de encontrar. Quando o bichinho está assustado ou ameaçado, o polvo de anéis- que mede apenas alguns centímetros de tamanho - ilumina seus anéis azuis e profere uma mordida até que indolor. Você se assusta e foge dele pensando que está tudo bem ... até que você esteja com paralisia e até pode morrer em pouco tempo. O polvo de anéis-azuis piscantes, que graciosamente habita poças de maré e águas tropicais rasas, na verdade, possui um veneno neurotóxico que é mais violento do que qualquer criatura na Terra. Passa longe!
O caramujo ou escudo do cone parece até uma conchinha do mar, bonito.
Mas essa gracinha de caramujo, juntamente com os seus 400 primos genéticos, podem injetar uma dose de veneno muito dolorido através do seu arpão, como muitos um turistas já descobriram da pior forma. Convenientemente, a água salgada faz com que a dor seja ainda mais aguçada e geralmente resulta em paralisia. Em alguns casos, a paralisia pode parar a respiração e levar o desavisado à morte.
Sapo de Dardo. O sapo venenoso de dardos é o único animal que pode matar um ser humano simplesmente por ser tocado. Os indígenas americanos têm utilizado a umidade venenosa da pele dessas rãs suas flechas (daí o nome). É um matador eficiente de macacos e de pessoas. A pele de rã emite uma super-potente toxina que causa paralisia, hemorragia interna, falência de órgãos e morte. Os sapos venenosos vêm em uma variedade de combinações brilhantes de cores intensas, mas o que eles têm em comum é mortal, a secreção venenosa.
Conhece um passarinho chamado Hooded Pitohui?É esse aí em cima. Quando você o conhecer, vai querer evitar os pássaros. Sim, há pássaros venenosos, então pense duas vezes antes de arrematar suas migalhas. Os cientistas descobriram recentemente que muitas espécies de aves contêm o veneno em suas penas, pele e bicos. O Pitohui-de-capuz é uma das aves mais perigosas, por isso, o povo da Papua Nova Guiné chamam de "ave de lixo", devido ao seu odor e carne desagradável . O consumo da carne dessa ave pode deixar uma pessoa muito doente. A espécie Pitohui-de-capuz tem uma toxina conhecida como batracotoxina em suas penas e pelos. Esta toxina é muito semelhante a uma outra criatura na Terra, o sapo venenoso de dardos, devem ser primos distantes e herdaram o veneno.