O sábado ensolarado convidava para um passeio de moto e o local escolhido foi o Viaduto 13, da antiga RFFSA, agora administrado pela América Latina Logística. De Lajeado/RS são 42 km de asfalto até a cidade de Muçum e depois mais 15 kms de uma estradinha de chão batido até chegar no Viaduto número 13 da estrada de ferro.
A estrada de ferro foi construída durante o regime militar e inaugurada em 1978, e o V13 faz parte da ferrovia do trigo, que liga a cidade de Guaporé a Porto Alegre.
Para ter ideia da monumental obra, do V13 como é conhecido por aqui, só ao vivo mesmo. Cada pilar desses deve ter uma base de uns doze metros de largura por uns cinco de profundidade. Faltou uma trena ...
É possível caminhar nos trilhos a 143 metros de altura...
Na subida, belas imagens...
Lá de cima, se percebe a mudança do extremo do Vale do Rio Taquari para o início da Serra..
Quem tem medo de altura, recomendo não olhar para baixo....
Caso o trem aparecer de repente, tem os refúgios ... suspensos... é como andar no vazio.
Muitos turistas vão conhecer o local. Muita gente de moto, havia um belo agrupamento de Harleys, Triumph, BMW, Suzuki, KTM e outras belas máquinas..... Eu subi de moto até na entrada do túnel, mas a estradinha é bem ruim e muito úmida. Até ajudei um motociclista a empurrar sua Triumph atolada...
No final do viaduto, o túnel...
Meio assustador na entrada...
Indo para a escuridão...
A entrada ia ficando menor e mais apagada....
O que se via com uma lanterna..
E a entrada ainda mais longe...
Ufa.. uma abertura para iluminar o caminho, depois de uns 300 metros de breu total...
Outras imagens da natureza...
E a vista de cima do viaduto na volta..
Vale a pena o passeio, reserve um dia bonito, junte amigos, família e vá conhecer essa maravilha da engenharia e da natureza... Vale mesmo.