sexta-feira, 22 de abril de 2022

Sabe aquele passo que você está indeciso em dar ou não?

Ele pode ser o passo que vai mudar tudo.

sábado, 2 de abril de 2022

Nessa postagem vou dar três dicas importantes para quem trabalha ou tem a informática como hobby. Essas dicas são simples mas podem te poupar trabalho e tempo, pois eu demorei pra descobrir e hoje passo tudo pra vocês. Vejam isso:



1. 

    Para ouvir música a a partir de um pendrive (ou flash drive, como queiram) num aparelho de som de casa, formate o disco removivel em FAT 32, que é um sistema para discos de menor capacidade de armazenamento. Depois é só copiar as musicas para o pendrive. Mas é importante criar pastas para as músicas. Assim, é só espetar o pendrive, selecionar a fonte (source) da musica e ser feliz!


2. 

    Para instalar o Windows a partir de um pendrive (quando não há no computador unidade de CD/DVD), não precisa baixar o arquivo ISO da internet, basta copiar todo o conteúdo do CD de instalação do Windows para um pendrive limpo, recém formatado. Copiar inclusive os arquivos ocultos, tudo. 

    Depois disso, reinicie o computador, pressione DEL ou F2 bem no inicio e entre na BIOS. Agora mude a inicialização do computador (o Boot)  para a Unidade Removivel.

    Saia da BIOS e confirme as alterações. Pronto! Agora o computador vai dar o Boot pelo pendrive e começar a instalação do Windows. Depois do Windows instalado, você pode entrar na Bios novamente e mudar a inicialização pelo Disco Rígido. Isso evita a busca pelo sistema no Pendrive toda vez que o computador for inicializado.


3. 

Outro problema muito comum no momento da instalação do Windows, é a mensagem de erro de tabela de partição incompatível de disco. No inicio da instalação aparece essa mensagem:

"O Windows não pode ser instalado nesse disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Nos sistemas EFI, o Windows somente pode ser instalado em discos GPT". 

Como resolver esse problema?  Vamos a um passo a passo.

Confirme OK e saia dessa janela de instalação. A instalação vai perguntar se você quer mesmo sair. Confirme SIM.


Nessa tela, nesse momento pressione o atalho Shift + F10 para abrir uma janela do Prompt de comando.

Vai aparecer o prompt nesse formato:
X:\source>

Daí você entra com o comando Diskpart. É só digitar Diskpart e depois Enter.

X:\source>Diskpart 

Siga agora esses comandos:

DISKPART: List Disk (vai ser exibida a lista de discos do seu computador)

DISKPART: Select Disk 0 
O disco 0 é o disco selecionado

DISKPART: Clean
DiskPart está limpando o disco

DISKPART: Convert GPT
DiskPart converteu com êxito o disco selecionado em formato GPT

DISKPART: Exit
Para sair do comando e pronto! Pode fechar a janela do DOS e reiniciar a instalação.

Espero ter ajudado a quem já teve essas mesmas dúvidas e se essa postagem foi útil a você de alguma forma, deixe um comentário que eu sempre leio e respondo!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

 Eu gosto muito de fotografar a noite e faz Faz umas duas semanas peguei minha camera pra fotografar a lua.


A noite estava uma noite bem clara e a foto saiu muito boa. Daí percebi que tinha uma luz piscando e que se movia de um lado pro outro. Botei a câmera num tripé pra não tremer, ajustei o foco e tirei essas fotos..



Uma estrela não é, talvez um planeta distante ou será que um Objeto Voador Não Identificado?

 A câmera é uma Nikon tem 42x de zoom óptico e mais 12x de zoom digital, Foto tirada com 300 dpi, mudei pra 72 só pra publicar no Blog, senão fica muito pesada. Se alguém quiser a original, posso enviar.

Então eu entrei na casa para limpar a lente e desligar as luzes de fora da casa e nesse o objeto tinha sumido.

Deixe um comentário com sua opinião.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Eu sempre fui mais da área gráfica, sempre gostei do desenho, foto e ilustração e meus programas preferidos sempre foram os que me permitiam trabalhar nessa área.

Um dia me aventurei a aprender Excel sozinho. Depois de muitas e muitas tentativas, sempre ficava aquela sensação de frustração, de não ter evoluído e só aparecido ainda mais dúvidas.

Até o dia que me dei um ultimato: Chega de depender dos outros!

Fui aprendendo e praticando ao mesmo tempo nas minhas aulas e demorei vários meses para me sentir seguro, numa época que o Youtube ainda estava engatinhando e havia pouquissimo material disponivel.

Levei muito tempo para aprender, o que poderia ter sido bem mais fácil se eu tivesse tido acesso a materiais como esse que estou disponibilizando a vocês aqui no meu blog. 

Depois desses anos todos com treinamento em Excel, eu selecionei os melhores e os mais solicitados conteúdos por pessoas e empresas que queriam aprender Excel de forma definitiva, rápida e focada na aplicação prática do programa.

Então criei esse e-book que vai mudar sua forma de trabalhar com Excel. Aqui tem conteúdo do absoluto ZERO até criar seu próprio controle de contas com as fórmulas que você nem imaginava escrever até agora. 

São mais de 50 páginas ilustradas e explicado de forma bem didática pra não ficar dúvidas. 



O que você vai aprender com esse e-book:


- Tudo sobre a Área de Trabalho do Excel
- Como salvar corretamente a Planilha
- Conceitos de Linhas e Colunas
- Como inserir Dados em uma Planilhas
- Como Configurar a Página do Excel
- Como Imprimir uma Planilha
- Como Formatar Células
- Como Nomear Planilhas
- Como utilizar os operadores para cálculos
- Escrever Fórmulas com Funções Básicas: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO
- Trabalhar com Referências
- Como e onde usar Funções Lógicas SE e a função SOMASE
- Como Nomear Intervalos
- Como utilizar a Formatação Condicional
- Como uttilizar as funções avançadas Função E e Função OU
- Como criar cálculos entre planilhas diferentes
- Como criar Gráficos

Se você tem interesse em aprender Excel e dominar essa poderosa ferramenta de cálculo, e entre em contato pelo e-mail:solano.bouvie@gmail.com

O  valor é de apenas R$ 25,00 e pode ser pago com PIX ou transferência bancária. 

Envio para você no mesmo dia do pagamento.

Tudo o que você sempre quis saber de Excel, está nesse e-book.Aproveite!

Grande abraço a vocês todos!

PROTEGENDO A PLANILHA COM SENHA




 Muitas vezes nós precisamos enviar nosso computador, laptop ou até o tablet para conserto, só que neles estão nossas planilhas com dados pessoais como rendimentos, pagamentos, investimentos e não queremos que essas informações sejam visualizadas por terceiros. Então a solução e proteger a planilha com uma senha. Quando você protege a planilha com uma senha, só o usuário que a criou poderá abrir e edita a planilha.

Como se faz isso?

Abra a planilha que você quer proteger. Pressione a tecla F12 no teclado ou clique em Arquivo > Salvar Como. Na janela de salvar como clique em Ferramentas e em seguida em Opções Gerais.


Em Senha de Proteção, você escolhe uma senha para que ninguém (que não tenha a senha correta) consiga abrir o planilha.

Em Senha de Gravação, pode-se escolher uma senha para que qualquer pessoa possa abrir e ler a planilha, mas não consiga sobrepor uma gravação ou “Salvar por cima”. Nesse caso, teria que se escolher outro nome para salvar.  Deixe essa opção em branco. Confirme Ok.

Redigite a senha e confirme Ok novamente.

 

 Depois da senha definida nas duas caixas de diálogo e confirmado, o Excel volta para a tela da planilha para podermos salvar com a senha já definida. Confirme clicando em Salvar.

Aparecerá uma caixa solicitando a confirmação da substituição do arquivo salvo sem senha, por esse salvo com a senha.

Clique em SIM, para confirmar a substituição.

Para testar se todo o processo deu certo, feche a planilha e tente abri-la novamente. O Excel solicitará a senha para a abertura da planilha.

Digite a senha e clique em Ok para reabrir a planilha.

 

Em dado momento você não precisa mais da senha e gostaria de removê-la do arquivo. Como se faz?

Abra a planilha e repita o procedimento de salvar. Pressione F12 no teclado ou no Arquivo > Salvar como. Na janela de salvar como clique em Ferramentas e em seguida em Opções Gerais.

 

Na caixa Senha de proteção, apague a senha e confirme Ok.

I

Salve novamente sua planilha sem senha, sobrepondo a planilha com senha. Pronto!

 A pergunta que não quer calar.

Mas então qualquer pessoa poderá remover a senha? A resposta é Sim! Desde que a planilha esteja aberta.

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

 


Área de Transferência do Windows ou Clipboard

Muito se fala em Recortar, Copiar e Colar e pouco se explica sobre a Área de Transferência do Windows.

Você sabe o que é, como se usa e porque existe? Se não sabe, esse post que escrevi vai tira suas dúvidas. Então vamos lá...

Certamente você já usou os comandos Recortar, Copiar e Colar, então você já utilizou a área de Transferência do Windows. Ela é um bloco de memória RAM do nosso computador, que é administrado pelo Windows. Nessa memória são guardados os dados como textos, imagens e até vídeos recortados ou copiados de nossos aplicativos.

Antigamente, ou seja nos anos 70, a Clipboard como é também chamada, só armazenava textos simples, sem formatação e sem contar que não havia muito espaço reservado à essa memória. Nos sistemas mais novos, é possível guardar temporariamente imagens complexas, textos com formatação, planilhas com formulas e cálculos e até videos.

Mas tem um porém, sendo memória RAM, esses dados são temporários, ou seja são apagados quando o computador é desligado ou quando enviamos outras informações à Área de Transferência, pois ela armazena um bloco cada vez. Quando é feita a segunda cópia, essa substitui a primeira que lá estava.

Dica Legal! Além de usar os comandos de Recortar e Copiar, você poderá usar a tecla PrintScreen do teclado para copiar uma tela inteira da sua tela. Essa tecla faz uma cópia de tudo o que está na tela no formato bitmap, ou seja: cria uma imagem da tela. Copia tudo, inclusive botões, barras, janelas, horário e da barra de tarefas. Essa imagens pode ser colado em qualquer aplicativo. Pode ser no Word, no Excel, no Adobe Photoshop ou até no Paint.

Pente de memória RAM.

Memória Principal: A memória RAM - (Random Access Memory)
Memória de acesso randômico ou aleatório:


Porque ela é tão importante?

1. Porque armazena todos os programas que estão abertos

2. Define a velocidade de execução das tarefas, ou seja, quanto mais memória RAM instalada no seu computador, mais rápido ele será, o normal hoje é 4 ou 8 Gigabytes de RAM, mas pode ser instalado mais RAM, dependendo da finalidade do uso do computador.

3. Todos os dados da memória RAM são apagados quando o computador é desligado.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

 Muitas pessoas me perguntam:

- Solano, como eu faço pra criar uma tabela no Word, com linhas mescladas e cálculos nas células?
- Me ajuda a criar um sumário com marcadores de tabulação?
- Help me! Eu preciso criar até amanhã um documento com numeração de páginas e cabeçalhos e rodapés, e não sei fazer!!
Então resolvi fazer o mais simples: ao invés de explicar tudo por Whatsapp ou por telefone, eu criei um E-Book de Word.
Com mais de 25 anos de sala de aula e milhares de pessoas treinadas, selecionei os melhores conteúdos para você dominar o processador de textos Word.
Esse e-book vai direto ao assunto, sem rodeios, sem demasiados termos técnicos, sem explicações maçantes que mais confundem do que esclarecem.
Esse e-book vale um curso inteiro de Word, pois são mais de 50 páginas de puro conteúdo.



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Essa postagem a seguir faz parte do conteúdo do meu e-book.  E você pode ter esse e-book completissimo de Word com essas e outras explicações para você dominar o programa. 

Por apenas R$12,00 você tem em mãos um e-book que vai te ajudar a deixar seus documentos com mais qualidade e profissionalismo. E principalmente ganhar tempo!

São mais de 50 páginas de puro conteúdo para você aprender de vez como essa poderosa ferramenta de texto pode facilitar seu trabalho:



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Definindo Tabulações no WORD.

Sabe quando você precisa fazer um indice no Word ou uma lista e preencher a linha com pontinhos? Pois já vi muita gente experiente em informática digitando os pontinhos até chegar no final da linha...  Não façam isso! Além de não conseguir o alinhamento perfeito, é muito amador.

Ao invés disso, insira na régua marcadores de tabulação. 

Mas o que é isso? Como isso vai facilitar meu trabalho?

A resposta dessas e de outras perguntas, nessa postagem:


Sabemos que a tecla TAB provoca um avanço em oito colunas todas as vezes que for pressionada. 



Em muitos casos, necessitamos mais do que simplesmente oito espaços entre uma coluna. Então definimos marcas de tabulação na régua para que o cursor seja deslocado a uma distância pré-definida sempre pressionarmos a tecla TAB

As tabulações permitem que você alinhe texto à esquerda, à direita, centralizado ou de acordo com um caractere decimal ou de barra. Você também pode inserir caracteres específicos automaticamente, como pontos ou traços, antes das tabulações, para que os espaços não preenchidos com texto, possam ser preenchidos com caracteres especiais.  


Definir as paradas de tabulação


Se você deseja que sua tabulação pare em posições precisas que não podem ser obtidas clicando na régua, ou se deseja inserir um caractere específico (de preenchimento) antes da tabulação, pode usar a caixa de diálogo Tabulações. Para exibir essa caixa de diálogo, clique duas vezes em qualquer tabulação da régua.

 

Para aplicar tabulações manualmente usando a caixa de tabulações do Word, na Guia Página Inicial, clique no botão de Configuração de Parágrafo. Na janela que se abre, clique no botão Tabulação:



 A partir da janela de Tabulação, é possível inserir tabulações digitando os valores no campo Posição da parada da tabulação. Assim, sempre que você pressionar a tecla TAB no teclado, o cursor irá até a próxima parada de tabulação que você definiu aqui.



Vamos começar a criar um modelo para ficar mais fácil a compreensão desse recurso tão importante do Word e que certamente, facilitará muito a realização de algum trabalho que necessite essas paradas do cursor na linha. 


Para começar, digite 1 no campo Posição da parada da tabulação.  Isso dirá ao Word que o cursor deverá parar e esperar a digitação em 1cm da régua.



Em Alinhamento: Escolha o tipo de alinhamento que terá o seu texto em relação ao Marcador. Deixe marcado à esquerda.


Em Preenchimento: Escolha qual será o preenchimento desse espaço da tabulação, ou seja do 0 (zero) até 1 centímetro. 

Antes da marca de tabulação, deixe marcado  1 – Nenhum

Após escolher as medidas, sempre clique em Definir, assim o Word cria a marca ou parada de tabulação e mantem essa janela aberta para definirmos as próximas paradas.

 

 Com a primeira marca de tabulação já definida vamos para as próximas...




A próxima marca de tabulação será em 6cm e terá um preenchimento 2 – com pontos. Isso significa que ao pressionar a tecla TAB, o cursor avança de 1 cm até 6 cm preenchendo esse espaço com pontinhos.

 

 

Não esqueça de clicar em Definir, após escolher os detalhes da tabulação. Vamos acrescentar as outras marcas de tabulação.



Após ter digitado todas as marcas de tabulação, clique no botão Ok e elas aparecerão na régua acima da página de trabalho.

[



 

Observação:

Por padrão, não há tabulações na régua quando um novo documento em branco é aberto.  As duas opções finais no seletor de tabulações são, na realidade, para recuos. Você pode clicar nelas e, em seguida, clicar na régua para posicionar os recuos, em vez de deslizar os marcadores de recuo ao longo da régua. Clique em Recuo da primeira linha e, em seguida, clique na metade superior da régua horizontal onde deseja que a primeira linha do parágrafo inicie.

 

Agora vamos criar uma listagem utilizando os marcadores inseridos na régua. Depois de digitar e centralizar o titulo, pressionamos a tecla TAB para deslocar o cursor até a primeira marca de tabulação. Logo após, digite a palavra Nome. Não pressione espaços na barra e nem digite os pontos no teclado, simplesmente pressione a tecla TAB novamente e o espaço entre uma marca de tabulação e outra será automaticamente preenchida com os pontos. Ao chegar no final da linha, pressione ENTER.  Assim, as configurações de tabulação serão continuadas na próxima linha.

 

Veja que o texto alinha-se perfeitamente com as marcas de tabulação. Alinhamento que seria praticamente impossível se os espaços pontilhados fossem feitos à mão, com pontos digitados um por um.

 


Mesmo assim, se for necessário redistribuir melhor o texto ou dar mais espaço entre uma coluna e outra, selecione o texto e arraste o marcador de tabulação da régua para uma nova posição. 



Assim é possível reorganizar as colunas, deixando a tabulação mais legível e profissional.


 
No final, depois das correções e dos alinhamentos concluídos, a nossa lista com marcadores de tabulação tem uma aparência bastante profissional e de fácil leitura e entendimento.


Espero que você tenha gostado da postagem e que seja util no seu trabalho.


 

 Dias depois o diretor me chamou à sala dele e conversou comigo sobre a possibilidade de me transferir para outra fábrica do grupo. Eu faria um teste de uma semana, se desse certo, ficaria em definitivo, se não desse certo retornaria à fábrica de calçados. 

Quando o gerente da fábrica ficou sabendo dessa negociação, me chamou pro canto e me deu uma regada. Eu havia desobedecido e desrespeitado a hierarquia da empresa. Pois quando evoluímos ou crescemos na vida ficando inertes, esperando uma mudança cair do céu?

Eu percebo que as pessoas mais inquietas e ativas tem as melhores oportunidades. Porque elas não tem medo. Elas não se apegam a um emprego, á estabilidade e á segurança. Preferem arriscar, preferem os desafios e o desconhecido.

Comecei então a trabalhar na cartonagem como desenhista, fazendo arte-final para grandes fabricantes de calçados como a Azaléia, Umbro, Adidas, Dakota, Marie Claire.. mas o começo sempre é difícil, como diz o próprio título. Eu que desenhava em casa com grafite e canetas de nanquim baratinhas e de forma bem amadora, tive que aprender a usar materiais profissionais e muitas, mas muitas regras, protocolos, medidas, termos técnicos de impressão, desenho, pre-impressão, fotolitos, off-set... Uffa..

Mas valeu a pena e eu duvido que tenha uma faculdade de artes graficas que ensine o que eu aprendi em oito anos num setor de arte.

E todas as artes ainda eram feitas á mão. Desenhadas com grafite e depois pintadas com tinta gouache para enviar para a aprovação de cliente, antes de ir para as máquinas off-set de impressão.


Algumas artes que fiz na época ainda tenho umas amostras:









sábado, 18 de dezembro de 2021





Nesse passeio tem um resumo dos principais pontos turísticos de Londres para quem quiser conhecer a capital da Inglaterra.

Tem a gigantesca Roda Gigante chamada de "The London Eye", tem o The Tower Bridge, tem o Sky Garden London, a beira do Rio Tâmisa, o museu do Transporte, a linha que separa os hemisférios Ocidental e Oriental.

Enfim, um passeio completo por Londres. Pegue a pipoca, aumente o volume e vamos passear por Londres.




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