O Doutor em biologia e pesquisador da Embrapa Luciano Paulino Silva ficou com segundo lugar no concurso internacional de fotografias de imagens microscópicas. Organizado pelo Instituto de Ciências de Materiais de Madri, o concurso teve o propósito de demonstrar reconhecimento à contribuição das técnicas de fotografia microscópica para o desenvolvimento da nanotecnologia. Os trabalhos apresentados foram julgados por um conjunto de especialistas segundo critérios que consideraram tanto os méritos científicos quanto a beleza artística das fotos.
A foto do Doutor Luciano Silva mostra a imagem de três glóbulos vermelhos humanos depois de tratamento com um antibiótico.
A foto do Doutor Luciano Silva mostra a imagem de três glóbulos vermelhos humanos depois de tratamento com um antibiótico.
A imagem vencedora do concurso é do suíço Andreas Fuhrer e chama-se "Nano anéis" (abaixo). Ela mostra uma estrutura de formato circular com um mícron de diâmetro à qual se conectam terminais.
Essas "Margaridas Desfocadas” na realidade são o resultado da deposição de átomos de ferro sobre silício. A foto ficou em quinto lugar no concurso e sua autora é a espanhola Carmen Munuera.
Outras fotos, não são do concurso, mas também são ampliações incríveis.
0 comentários:
Postar um comentário