segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Eu comecei a me interessar em estudar o idioma inglês quando não existia o Google, nem internet, muito menos o Youtube com centenas de cursos gratuitos... Haviam apenas os cursinhos (super caros, por sinal) e as revistas das bancas. Lembro que comprei uma coleção de livros para estudo e tomei a iniciativa de aprender o idioma que meus ídolos do rock usavam em suas músicas.

Como eu aprendi sozinho? Sem internet e sem todo esse suporte que existe hoje? Já te conto.

Apenas um adendo pra ser bem sincero... ninguém é fluente em inglês ou qualquer outro idioma se não for seu idioma nativo. Esquece isso. Quem te disser que fez um curso, ou viajou pra Disney e agora é fluente, tá beeem enganado.

Ninguém fica fluente com um curso ou com uma viagem ou estudando só quando tem vontade. Por isso vou te dar dicas muito preciosas se você tem mesmo interesse em aprender inglês ou qualquer outro idioma.


 A melhor maneira de aprender inglês é aquela que se adapta melhor ao seu estilo de aprendizagem e aos seus objetivos. Existem muitas opções disponíveis, desde cursos tradicionais em escolas de idiomas até métodos online e autodidatas.

Aqui estão algumas dicas para escolher a melhor maneira de aprender inglês:

  • Considere seu estilo de aprendizagem. Você é mais visual, auditivo ou cinestésico? Existem métodos de aprendizagem que se concentram em cada um desses estilos.
  • Defina seus objetivos. Você quer aprender inglês para viagens, trabalho ou estudo? Isso ajudará você a escolher um método que cubra as habilidades específicas que você precisa.
  • Crie um plano. Estabeleça metas realistas e crie um cronograma para alcançá-las.
  • Seja consistente. A prática é essencial para aprender qualquer idioma. Reserve um tempo todos os dias para estudar inglês.

Aqui estão algumas das maneiras mais comuns de aprender inglês:

  • Cursos tradicionais em escolas de idiomas. Esses cursos oferecem uma estrutura e um suporte que podem ser úteis para alguns alunos.
  • Métodos online. Existem muitos cursos online de alta qualidade disponíveis, que podem ser uma ótima opção para quem quer aprender inglês no seu próprio ritmo.
  • Autodidata. Se você é motivado e disciplinado, pode aprender inglês sozinho com a ajuda de livros, aplicativos e outros recursos.

Não importa qual método você escolher, o mais importante é ser consistente e praticar regularmente. Com dedicação, você pode aprender inglês e atingir seus objetivos.

Mas as dicas mais importantes vem agora. Anota aí.

1. Viva o inglês no seu dia a dia.Troque suas músicas em português por músicas em inglês e as traduza.Os tradutores da internet nem sempre dão a tradução correta visto que existem muitas expressões idiomáticas ou regionais que os tradutores traduzem ao pé da letra.Mas serve para ter uma noção do que está sendo dito ou cantado. Se você quiser algumas sugestões de músicas ótimas para aprender inglês, deixe um comentário que eu te dou os nomes.

2. Troque filmes dublados por filmes legendados e preste atenção na pronúncia das palavras, repita mentalmente para guardar as palavras, se estiver me casa, fale em voz alta (em casa, não aconselho a fazer no cinema por razões óbvias)

3. Bateu a dúvida sobre uma palavra? Pesquise imediatamente seu significado e adicione mais uma ao seu vocabulário.

4. Compre livros e revistas em inglês. Tente ler os livros de seus escritores favoritos em suas linguas nativas e com o celular, usando o Google Lens, traduza, se for necessário.

5. Vá para seu trabalho ensaiando falas em inglês. Imagine-se no aeroporto chegando em Londres e tendo que falar em inglês com a Imigração.

E quando você começar a pensar em inglês, você estará no caminho certo.

Imagine-se começando hoje mesmo e estudando um pouco a cada dia. Dia a dia insistindo no idioma, escutando musicas, traduzindo e conversando...

Como você estará daqui a um ano? Daqui a um ano, você vai querer muito ter começado hoje. Pense nisso.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!