sábado, 4 de novembro de 2017

A deturpação do bom senso e da capacidade de crítica é uma coisa fenomenal nos dias de hoje. A pessoas perderam realmente a noção do sentido do que é bonito ou feio, arte ou não, do ridículo ou não e aceitam tudo pacificamente como se estivessem hipnotizadas ou doutrinadas para aceitar tudo sem opinar ou expressar qualquer opinião pessoal..


Vejam a arte no que virou....


Agora um estilista inventou  de criar sua obras em roupas feitas com tapetes de carros. mas ele nem se deu trabalho de costurar, aplicar alguns adereços, não! Assim como vem de fábrica é enrolar no corpo e sair por aí....




Será que uma invasão alienígena vai demorar muito?

Os programas de desenho em computador tem ferramentas incríveis. Eles permitem criar desenhos de todos os estilos, esboços, realistas, traços e linhas.. tudo depende da necessidade e do acabamento final que a arte precisa. Eu desenho a lápis desde criança desde 1987 profissionalmente e nas últimas duas décadas com softwares de desenho com bits e bytes. Uso o CorelDRAW desde 1994, o Adobe Photoshop (este é indicado mais para fotografia do que para desenho) desde 2002 e o Adobe Illustrator desde 2004.

Esses desenhos abaixo foram todos feitos por mim com o CorelDRAW e variam muito de época, alguns tem mais de 15 anos de diferença entre outros..

Esse avião desenhei para um cartão de visitas de uma empresa de pulverização agrícola em 2001.

Essa Ducat foi desenhada no Corel em 2007.
 Esse DVD Sony DVP-S 530 D foi desenhado em 2008.

Essa águia é um desenhoa da capa de um disco da Banda Century, que tem "Lover Why" Lembra? Desenhei em 2004.
 Essa linda DJ encontrei um bitmap na internet em baixa resolução e a desenhei no Adobe Illustrator em 2014.

Esse som antigo é o meu som de casa, tirei uma foto e depois desenhei usando o Corel DRAW em 2007.


Esse é um equipamento de áudio mais moderno, peguei a imagem de um site de vendas e com a foto,d esenheo no Corel DRAW em 2009.

Capa para apostila dos meus cursos. Desenhado no CorelDRAW em 2006.

Sem nada para fazer, então que tal praticar um pouco? Tudo de cola Tenaz desenhado em 2008.

Precisava e uma imagem em vetor de um ícone de  e-mail e aí está. Desenhado em 2015.

Uma embalagem de perfume da Adidas. Feito só por treino  mesmo, já trabalhei por muitos anos de desenhista criando, além da embalagem, o desenho técnico dela também.

Testando a capacidade de reproduzir fielmente um eletrônico.

Um micro-ônibus para uma empresa de transportes.

Não me pergunte porque fiz esses picolés que eu também não lembro....

Outra arte feita só pra treino.

Ícone do Twitt feito com CorelDRAW

Quem dos anos 80 não curtia um som dentro de seu móvel de madeira? Era meu sonho, pena que o dinheiro não dava pra tanto....

Um tucano desenhado para uma empresa de pesquisa de impacto ambiental, tive que remover o fundo porque tinha o nome e o logo da empresa...
Gostou? Quer umas dicas para aprender a desenhar? Como começar? Qual programa escolher? Pergunte que eu respondo!!

Abraços a todos!

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Eu trabalho com programas gráficos de desenhos como o Adobe Illustrator, o Photoshop, CorelDRAW e Flash e como motociclista tenho uma paixão desde criança pelas máquinas de duas rodas. Tinha vontade de fazer um desenho mais complexo usando as novas versões do CorelDRAW e claro, pensei logo numa moto e a escolhida foi a CBR 500R  que tenho como uma moto esportiva bastante acessível, de manutenção mais barata que as quatro cilindros e perfeita no design.

Então vamos lá! Por onde começamos? Começamos importando uma foto da CBR 500 para a tela do Corel e iniciamos com traços básicos para ter as exatas dimensões da moto e traçamos linhas de contorno usando as ferramentas de linhas e modelando conforme a necessidade.

Na foto abaixo as linhas básicas já traçadas..
 Importante é não ter pressa e tentar ser bem fiel ao original.

 A cada dia nas minhas horas de folga, ia acrescentando formas, linhas e a vontade de vê-la pronta era grande.

Depois já adicionei cores e gradientes..
 Aqui coloquei um fundo para trabalhar com linhas de contorno brancas

O programa permite graduações de cores para dar impressão de profundidade, embora seja um programa de desenho em 2D.

Cada detalhe da CBR foi estudado para escolher as cores que dessem mais realismo e que fugissem da impressão de desenho de linhas..

É claro que com tantos objetos e linhas e gradientes e tudo mais, chega uma hora que o programa pode dar "pau" como a gente fala popularmente. Isso não é exclusividade do CorelDRAW, então salvar a cada dez minutos é essencial. Dá pra configurar um backup automático para o tempo que quisermos, a cada cinco minutos por exemplo.

Não perdi nada porque já havia salvo há pouco tempo....ufa...
 Aqui já indo para os detalhes finais, mas faltam ainda a roda traseira, os cabos do painel, as setas (piscas), detalhes do motor e também dos freios dianteiros.

 Depois de quatro meses trabalhando nas minhas horas de folga, a CBR 500 R tá quase...

Aqui com fundo em degrade para ver melhor a máquina...

Aqui com outro fundo mais colorido...

Todo o desenho vetorial é formado por segmentos de retas ou linhas, essas formas são criadas e depois modeladas até chegar á forma desejada. Nessa imagem abaixo, uma amostra de todas as linhas que formam a imagem da CBR500R. São mais de 1.500 objetos desenhados, modelados e preenchidos com cores, seja sólidas ou gradientes, há muitos objetos com preenchimento de malha onde os gradientes não chegavam na iluminação desejada.


Na imagem abaixo, tudo pronto...


Na imagem abaixo, a tela do programa e a CBR pronta..

Deixe um comentário sobre o que você achou. Gostou? Qual sua opinião? Você quer começar a desenhar com programas gráficos e quer umas dicas, uma ajuda? Escreva sua dúvida que eu respondo.

Abraços a todos e principalmente um abraço muito especial ao pessoal do marketing da Honda Brasil que são especiais demais!!

Para saber tudo o que acontece no mundo da Honda no Brasil acesse o site da Honda Brasil
Siga a página da Honda Brasil no Facebook
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!