quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Esquece essa história de que a empresa é seu segundo lar ou uma família, Esquece isso...



Esses argumentos rasos são necessários para manter a turma unida em prol da empresa. 

Local de trabalho não é um lugar que vai gerar felicidade, realização ou satisfação de estar entre amigos e a outra família. O trabalho deve ser visto como algo apenas para gerar sua subsistência. Você que cedeu seu tempo de folga pela empresa, você que trabalhou depois ou até antes do horário pela empresa, você que vestiu a camisa em todas as situações, você mesmo... será dispensado sem a menor cerimônia quando a empresa achar conveniente.  

Então esteja preparado pra tudo, porque não existe uma relação ou compromisso moral ou afetuoso com os funcionários, existe apenas uma relação de trabalho.

Outra informação que vai doer:

Não espere das outras pessoas suas atitudes e comportamentos. O que você nunca faria contra alguém, muitas pessoas fariam contra você sem o menor constrangimento.

A grande maioria das pessoas no mundo corporativo só buscam seu sucesso financeiro e satisfação do próprio ego. Não medem esforços para atingir seus objetivos e receber beneficios em troca, mesmo que tenham que tornar explícito o quão frágil e discutível seja o caráter e a moral deles. Observe atentamente esses comportamentos. 

Se para fazer um favor ao seu colega, você precisa abrir mão de seu tempo e suas responsabilidades, não faça.

Então...

Não leve nada pro lado pessoal e na maioria das situações, seja frio e calculista. Pense antes de responder, não se emocione (jamais) e também mantenha a sobriedade em todas as situações. Não responda nada no calor da emoção. 

Muitas pessoas utilizam estratégias bastante rasteiras para atingirem seus objetivos. Como funciona: Te levam para uma discussão e tentam te desestabilizar psicológicamente para que você cometa algum erro ou deslize grave, nesse momento entra em cena o vitimismo e pronto! Você é o extremista e mau caráter! Não caia nessa armadilha.

Se alguém levantar a voz contigo, tentando te arrastar para uma discussão, olhe bem nos olhos da pessoa por alguns segundos e não diga nada. Depois, retire-se. 

 Seja disciplinado, organizado, obedeça horários e a hierarquia.  Seja educado, mas não se "enturme" tanto, não conte piadas ou lorotas no seu intervalo, seja discreto e silencioso. Observe mais do que fala. Aliás, fale somente o necessário.

Não se esforce tanto e não deixe sua família em segundo plano pela sua relação ao trabalho e a empresa. Na empresa, ande devagar, caminhe, não corra. Quem corria e sempre tinha pressa eram os serviçais. 

Siga essas dicas e você será uma pessoa muito respeitada no seu ambiente de trabalho. Assim você não está encorajando ninguém a se dirigir à sua pessoa com piadinhas e deboches,

E principalmente, faça seu trabalho bem feito e vá pra casa.

 Quando somos crianças, nossa resposta mais frequente é: Porque sim! Simplesmente porque não temos as respostas.



Quando viramos adultos e conscientes, nossa resposta mais frequente também é: Porque sim! Temos as respostas, mas depois de tudo, não temos a mínima necessidade de ficar justificando ou explicando nossas decisões.

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!