terça-feira, 11 de janeiro de 2022

 


Área de Transferência do Windows ou Clipboard

Muito se fala em Recortar, Copiar e Colar e pouco se explica sobre a Área de Transferência do Windows.

Você sabe o que é, como se usa e porque existe? Se não sabe, esse post que escrevi vai tira suas dúvidas. Então vamos lá...

Certamente você já usou os comandos Recortar, Copiar e Colar, então você já utilizou a área de Transferência do Windows. Ela é um bloco de memória RAM do nosso computador, que é administrado pelo Windows. Nessa memória são guardados os dados como textos, imagens e até vídeos recortados ou copiados de nossos aplicativos.

Antigamente, ou seja nos anos 70, a Clipboard como é também chamada, só armazenava textos simples, sem formatação e sem contar que não havia muito espaço reservado à essa memória. Nos sistemas mais novos, é possível guardar temporariamente imagens complexas, textos com formatação, planilhas com formulas e cálculos e até videos.

Mas tem um porém, sendo memória RAM, esses dados são temporários, ou seja são apagados quando o computador é desligado ou quando enviamos outras informações à Área de Transferência, pois ela armazena um bloco cada vez. Quando é feita a segunda cópia, essa substitui a primeira que lá estava.

Dica Legal! Além de usar os comandos de Recortar e Copiar, você poderá usar a tecla PrintScreen do teclado para copiar uma tela inteira da sua tela. Essa tecla faz uma cópia de tudo o que está na tela no formato bitmap, ou seja: cria uma imagem da tela. Copia tudo, inclusive botões, barras, janelas, horário e da barra de tarefas. Essa imagens pode ser colado em qualquer aplicativo. Pode ser no Word, no Excel, no Adobe Photoshop ou até no Paint.

Pente de memória RAM.

Memória Principal: A memória RAM - (Random Access Memory)
Memória de acesso randômico ou aleatório:


Porque ela é tão importante?

1. Porque armazena todos os programas que estão abertos

2. Define a velocidade de execução das tarefas, ou seja, quanto mais memória RAM instalada no seu computador, mais rápido ele será, o normal hoje é 4 ou 8 Gigabytes de RAM, mas pode ser instalado mais RAM, dependendo da finalidade do uso do computador.

3. Todos os dados da memória RAM são apagados quando o computador é desligado.

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!