quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

 Muitas pessoas me perguntam:

- Solano, como eu faço pra criar uma tabela no Word, com linhas mescladas e cálculos nas células?
- Me ajuda a criar um sumário com marcadores de tabulação?
- Help me! Eu preciso criar até amanhã um documento com numeração de páginas e cabeçalhos e rodapés, e não sei fazer!!
Então resolvi fazer o mais simples: ao invés de explicar tudo por Whatsapp ou por telefone, eu criei um E-Book de Word.
Com mais de 25 anos de sala de aula e milhares de pessoas treinadas, selecionei os melhores conteúdos para você dominar o processador de textos Word.
Esse e-book vai direto ao assunto, sem rodeios, sem demasiados termos técnicos, sem explicações maçantes que mais confundem do que esclarecem.
Esse e-book vale um curso inteiro de Word, pois são mais de 50 páginas de puro conteúdo.



Você pode ter o seu por apenas R$12,00. Entre em contato pelo e-mail : solano.bouvie@gmail.com e saiba como.

Essa postagem a seguir faz parte do conteúdo do meu e-book.  E você pode ter esse e-book completissimo de Word com essas e outras explicações para você dominar o programa. 

Por apenas R$12,00 você tem em mãos um e-book que vai te ajudar a deixar seus documentos com mais qualidade e profissionalismo. E principalmente ganhar tempo!

São mais de 50 páginas de puro conteúdo para você aprender de vez como essa poderosa ferramenta de texto pode facilitar seu trabalho:



Entre em contato: solano.bouvie@gmail.com


Definindo Tabulações no WORD.

Sabe quando você precisa fazer um indice no Word ou uma lista e preencher a linha com pontinhos? Pois já vi muita gente experiente em informática digitando os pontinhos até chegar no final da linha...  Não façam isso! Além de não conseguir o alinhamento perfeito, é muito amador.

Ao invés disso, insira na régua marcadores de tabulação. 

Mas o que é isso? Como isso vai facilitar meu trabalho?

A resposta dessas e de outras perguntas, nessa postagem:


Sabemos que a tecla TAB provoca um avanço em oito colunas todas as vezes que for pressionada. 



Em muitos casos, necessitamos mais do que simplesmente oito espaços entre uma coluna. Então definimos marcas de tabulação na régua para que o cursor seja deslocado a uma distância pré-definida sempre pressionarmos a tecla TAB

As tabulações permitem que você alinhe texto à esquerda, à direita, centralizado ou de acordo com um caractere decimal ou de barra. Você também pode inserir caracteres específicos automaticamente, como pontos ou traços, antes das tabulações, para que os espaços não preenchidos com texto, possam ser preenchidos com caracteres especiais.  


Definir as paradas de tabulação


Se você deseja que sua tabulação pare em posições precisas que não podem ser obtidas clicando na régua, ou se deseja inserir um caractere específico (de preenchimento) antes da tabulação, pode usar a caixa de diálogo Tabulações. Para exibir essa caixa de diálogo, clique duas vezes em qualquer tabulação da régua.

 

Para aplicar tabulações manualmente usando a caixa de tabulações do Word, na Guia Página Inicial, clique no botão de Configuração de Parágrafo. Na janela que se abre, clique no botão Tabulação:



 A partir da janela de Tabulação, é possível inserir tabulações digitando os valores no campo Posição da parada da tabulação. Assim, sempre que você pressionar a tecla TAB no teclado, o cursor irá até a próxima parada de tabulação que você definiu aqui.



Vamos começar a criar um modelo para ficar mais fácil a compreensão desse recurso tão importante do Word e que certamente, facilitará muito a realização de algum trabalho que necessite essas paradas do cursor na linha. 


Para começar, digite 1 no campo Posição da parada da tabulação.  Isso dirá ao Word que o cursor deverá parar e esperar a digitação em 1cm da régua.



Em Alinhamento: Escolha o tipo de alinhamento que terá o seu texto em relação ao Marcador. Deixe marcado à esquerda.


Em Preenchimento: Escolha qual será o preenchimento desse espaço da tabulação, ou seja do 0 (zero) até 1 centímetro. 

Antes da marca de tabulação, deixe marcado  1 – Nenhum

Após escolher as medidas, sempre clique em Definir, assim o Word cria a marca ou parada de tabulação e mantem essa janela aberta para definirmos as próximas paradas.

 

 Com a primeira marca de tabulação já definida vamos para as próximas...




A próxima marca de tabulação será em 6cm e terá um preenchimento 2 – com pontos. Isso significa que ao pressionar a tecla TAB, o cursor avança de 1 cm até 6 cm preenchendo esse espaço com pontinhos.

 

 

Não esqueça de clicar em Definir, após escolher os detalhes da tabulação. Vamos acrescentar as outras marcas de tabulação.



Após ter digitado todas as marcas de tabulação, clique no botão Ok e elas aparecerão na régua acima da página de trabalho.

[



 

Observação:

Por padrão, não há tabulações na régua quando um novo documento em branco é aberto.  As duas opções finais no seletor de tabulações são, na realidade, para recuos. Você pode clicar nelas e, em seguida, clicar na régua para posicionar os recuos, em vez de deslizar os marcadores de recuo ao longo da régua. Clique em Recuo da primeira linha e, em seguida, clique na metade superior da régua horizontal onde deseja que a primeira linha do parágrafo inicie.

 

Agora vamos criar uma listagem utilizando os marcadores inseridos na régua. Depois de digitar e centralizar o titulo, pressionamos a tecla TAB para deslocar o cursor até a primeira marca de tabulação. Logo após, digite a palavra Nome. Não pressione espaços na barra e nem digite os pontos no teclado, simplesmente pressione a tecla TAB novamente e o espaço entre uma marca de tabulação e outra será automaticamente preenchida com os pontos. Ao chegar no final da linha, pressione ENTER.  Assim, as configurações de tabulação serão continuadas na próxima linha.

 

Veja que o texto alinha-se perfeitamente com as marcas de tabulação. Alinhamento que seria praticamente impossível se os espaços pontilhados fossem feitos à mão, com pontos digitados um por um.

 


Mesmo assim, se for necessário redistribuir melhor o texto ou dar mais espaço entre uma coluna e outra, selecione o texto e arraste o marcador de tabulação da régua para uma nova posição. 



Assim é possível reorganizar as colunas, deixando a tabulação mais legível e profissional.


 
No final, depois das correções e dos alinhamentos concluídos, a nossa lista com marcadores de tabulação tem uma aparência bastante profissional e de fácil leitura e entendimento.


Espero que você tenha gostado da postagem e que seja util no seu trabalho.


 

 Dias depois o diretor me chamou à sala dele e conversou comigo sobre a possibilidade de me transferir para outra fábrica do grupo. Eu faria um teste de uma semana, se desse certo, ficaria em definitivo, se não desse certo retornaria à fábrica de calçados. 

Quando o gerente da fábrica ficou sabendo dessa negociação, me chamou pro canto e me deu uma regada. Eu havia desobedecido e desrespeitado a hierarquia da empresa. Pois quando evoluímos ou crescemos na vida ficando inertes, esperando uma mudança cair do céu?

Eu percebo que as pessoas mais inquietas e ativas tem as melhores oportunidades. Porque elas não tem medo. Elas não se apegam a um emprego, á estabilidade e á segurança. Preferem arriscar, preferem os desafios e o desconhecido.

Comecei então a trabalhar na cartonagem como desenhista, fazendo arte-final para grandes fabricantes de calçados como a Azaléia, Umbro, Adidas, Dakota, Marie Claire.. mas o começo sempre é difícil, como diz o próprio título. Eu que desenhava em casa com grafite e canetas de nanquim baratinhas e de forma bem amadora, tive que aprender a usar materiais profissionais e muitas, mas muitas regras, protocolos, medidas, termos técnicos de impressão, desenho, pre-impressão, fotolitos, off-set... Uffa..

Mas valeu a pena e eu duvido que tenha uma faculdade de artes graficas que ensine o que eu aprendi em oito anos num setor de arte.

E todas as artes ainda eram feitas á mão. Desenhadas com grafite e depois pintadas com tinta gouache para enviar para a aprovação de cliente, antes de ir para as máquinas off-set de impressão.


Algumas artes que fiz na época ainda tenho umas amostras:









Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!