quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Quantas e quantas vezes nós temos que enviar uma amostra de uma imagem por e-mail, por WhatsApp ou cadastrar em algum site  e nossa foto ou imagem excede o tamanho máximo permitido? 

Sem dúvida esse dilema tem afetado muitas pessoas que não tem intenção de aprender a usar softwares complexos como o Adobe Photoshop ou similares somente para reduzir os bytes de uma imagem.

Então, nesse tutorial, dou um passo-a-passo para usar uma ferramenta gratuita, disponível no Windows, muito prática e fácil de usar: A ferramenta de captura de tela. Em poucas etapas você domina a ferramenta e ganha tempo para outras atividades.

Veja abaixo como fazer:

Primeiro passo: Localize a imagem no seu computador (Veja que essa imagem tem 4,9 Megabytes de tamanho. Vamos tentar reduzir para menos de 500 Kilobytes.)



2.       Abra a imagem com dois clicks...


 ...e depois clique o botão Iniciar do Windows


Na Caixa de Pesquisa digite
Ferramenta de Captura. Quando aparecer na lista, dê um click sobre o nome do programa.


 
O programa irá perguntar se você deseja fazer uma nova Captura, aqui não precisa mudar nada


Clique na imagem e arraste com o botão do mouse pressionado para definir a área de captura. Nesse ponto você pode cortar bordas que ficaram irregulares, elementos indesejados e capturar somente o essencial. 
Após a foto ser marcada, solte o mouse e estará definida sua área de captura.



Vá no menu Arquivo e escolha Salvar Como...


Escolha um nome simples mas que identifique facilmente o objetivo da foto, evite nomes complexos. 
LEMBRE-SE: em nomes de arquivos não é permitido o uso de caracteres especiais como esses: / * ( @ . Evite até de colocar acentuação e letra C com cedilha. 

Aqui vale a velha máxima: Menos é mais. Então nomes simples vão facilitar sua vida!


Vamos dar uma olhada no resultado do nosso trabalho? 


A foto original que tinha 4,90 Megabytes tem agora apenas 171 Kb e certamente vai ser muito mais fácil e rápido enviar essa foto para a internet, cadastrar em algum site ou enviar para os colegas de trabalho e família.

Dica Legal:

Se você quiser facilitar ainda mais o trabalho, arraste o ícone do programa de captura de tela para a área de trabalho do Windows. É só clicar, arrastar e soltar na tela. 


Fácil, né?

Se você gostou dessa postagem, se ela será útil no seu trabalho, compartilhe com os amigos e colegas de trabalho. Quem sabe outras pessoas pessoas têm essas mesmas dúvidas?

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!