sexta-feira, 18 de julho de 2025

Nessa postagem, escrevo tudo o que sempre quis saber sobre ganhar dinheiro com o Youtube.

O YouTube é a principal plataforma para ganhar visibilidade, autoridade e gerar negócios com conteúdo em vídeo. Explico aqui como funciona, pré-requisitos, postagens, pagamentos, o que pode e o que não pode fazer para monetizar videos. 

Vamos para uma conversa séria com os detalhes que ninguém te conta. Todos querem vender cursos e prometem fama e riqueza imediatas, mas na vida real é diferente.

Eu tenho muita experiência na plataforma e essas são as perguntas frequentes que fazem para mim.

É possível ganhar dinheiro com o Youtube?
Sim, é possível! Eu tenho dois canais monetizados e recebo regularmente do Google (proprietário do Youtube) valores pelos anúncios publicados. 

É fácil ganhar dinheiro fazendo vídeos para o Youtube?
Depende muito da tua dedicação e da persistência. Quanto mais qualidade e mais focado você for em trabalhar seu canal, mais rapidamente vai ser monetizado.

Dá pra viver só fazendo vídeos no Youtube?
A principio recomendo não ser a única fonte de renda, pois pode demorar a monetizar o canal e no inicio, os pagamentos não são regulares.

Quantos vídeos precisa ter para monetizar?
Varia muito. Tem youtubers que conseguem em dois meses com 10 vídeos e outros levam um ano com 80 vídeos, depende muito do conteúdo e da forma como os vídeos são gravados, desde os primeiros segundos, despertando a curiosidade do público, criando um certo suspense e deixando pra entregar “o ouro” no final do vídeo pra manter a povo assistindo.

Quando o canal não é aceito nos programas de parceria para monetização?
Canais com vídeos polêmicos, vídeos com violência, mostrando crianças sem autorização dos responsáveis, com promoção de jogos de azar, com imagens de acidentes, pessoas mortas ou feridas, com alusão a armas de fogo, uso de drogas, erotismo, sexualidade, imagens eróticas ou com transparências, nudez, extremismo religioso ou político. Sem contar que não pode usar músicas com direitos autorais e imagens de terceiros sem autorização.

Como monetizar?
O rei do Youtube é o conteúdo. Quanto melhor e mais atrativo for o conteúdo, mais ele vai distribuir e sugerir para o público que não conhece o teu canal de vídeos. Para monetizar precisa ter pelo menos 1000 inscritos e 4 mil horas de visualizações de vídeo nos últimos 365 dias
Trabalhe com conteúdos de qualidade e tenha muita, muita paciência e trabalho.

Lembre-se que quanto mais pessoas assistirem, maior é a probabilidade de haver inscrições. No inicio ou no meio do vídeo é normal dar uma parada e pedir para a audiência se inscrever no canal, também dá pra colocar uma imagem, aquele quadradinho escrito “Inscreva-se”.

Quais são os critérios para que o Youtube pague o produtor de conteúdo? Sempre que os anúncios forem exibidos no canal, o anunciante paga para a plataforma e a plataforma transfere parte desse valor ao dono do canal.

Porém, se o público pular o anúncio, a empresa anunciante não paga o Youtube e o Youtube não paga para o dono do canal. O anunciante só paga o Youtube, se o anúncio for assistido e cada anúncio assistido, o Youtube paga alguns centavos de dólar que vão acumulando na conta e quando chegar em 100 dólares, ele transfere dos Estados Unidos pra conta do dono do canal. 
- Quando atingir os requisitos para monetização, é necessário preencher documentos fiscais com códigos e PIN de bancos (uma chatice) que vem dos Estados Unidos.

Pasmem! O governo fica com 30% desse valor como taxas e impostos.
Para que o próprio Youtube sugira o vídeo para outras pessoas, ainda depende alguns fatores como: - Tempo de retenção: quanto tempo as pessoas estão ficando no teu vídeo? Se o teu vídeo tem 15 minutos e o público em geral assiste apenas 1 minuto e já sai, dá menos de 10% de retenção, então ele entende que teu vídeo não é bom e não recomenda a outras pessoas. Se o público assiste pelo menos de 50% a 60% do vídeo, então ele recomenda porque a taxa de retenção é boa. - Engajamento: As pessoas estão comentando, compartilhando, curtindo o teu vídeo? Tantos os likes como os dislikes são engajamentos, está havendo discussão sobre o assunto, então tudo é válido. Se tem muitos comentários então tem bom engajamento e os anunciantes tem interesse em promover seus produtos para o grande público.

Quais são os formatos e proporção dos vídeos ideais? Para o Youtube os videos devem ser gravados na horizontal e na proporção 16:9 com qualidade full HD (1920x1080) no formato .MP4 ou .MOV. Para os Shorts, Instagram e TikTok, os vídeos devem ser gravados na vertical, na proporção 9:16 e também a qualidade sugerida é full HD (1080x1920) no formato .MP4 ou .MOV

Quantos vídeos publicar por semana? Para o Youtube o ideal seria dois vídeos por semana.

Qual a duração ideal de cada vídeo? Isso varia bastante. Tem Youtubers que publicam vídeos longos e mantém uma boa taxa de retenção, mas é mais difícil. O ideal são vídeos entre 8 e 15 minutos, porque para uma pessoa assistir um vídeo de mais de 15 ou 30 minutos, o conteúdo tem que ser muito bom mesmo, senão em 5 minutos, a audiência já sai fora do vídeo.

Que tal você ter um canal de sucesso no Youtube e ter mais uma fonte de renda?

Se você tem uma marca, serviço ou conhecimento para compartilhar, mas não sabe por onde começar, eu posso te ajudar. Com planejamento, identidade visual, otimização, roteiro, edição e muito mais.

Fale comigo e comece agora: solano.bouvie@gmail.com

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!