sábado, 2 de abril de 2022

Nessa postagem vou dar três dicas importantes para quem trabalha ou tem a informática como hobby. Essas dicas são simples mas podem te poupar trabalho e tempo, pois eu demorei pra descobrir e hoje passo tudo pra vocês. Vejam isso:



1. 

    Para ouvir música a a partir de um pendrive (ou flash drive, como queiram) num aparelho de som de casa, formate o disco removivel em FAT 32, que é um sistema para discos de menor capacidade de armazenamento. Depois é só copiar as musicas para o pendrive. Mas é importante criar pastas para as músicas. Assim, é só espetar o pendrive, selecionar a fonte (source) da musica e ser feliz!


2. 

    Para instalar o Windows a partir de um pendrive (quando não há no computador unidade de CD/DVD), não precisa baixar o arquivo ISO da internet, basta copiar todo o conteúdo do CD de instalação do Windows para um pendrive limpo, recém formatado. Copiar inclusive os arquivos ocultos, tudo. 

    Depois disso, reinicie o computador, pressione DEL ou F2 bem no inicio e entre na BIOS. Agora mude a inicialização do computador (o Boot)  para a Unidade Removivel.

    Saia da BIOS e confirme as alterações. Pronto! Agora o computador vai dar o Boot pelo pendrive e começar a instalação do Windows. Depois do Windows instalado, você pode entrar na Bios novamente e mudar a inicialização pelo Disco Rígido. Isso evita a busca pelo sistema no Pendrive toda vez que o computador for inicializado.


3. 

Outro problema muito comum no momento da instalação do Windows, é a mensagem de erro de tabela de partição incompatível de disco. No inicio da instalação aparece essa mensagem:

"O Windows não pode ser instalado nesse disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Nos sistemas EFI, o Windows somente pode ser instalado em discos GPT". 

Como resolver esse problema?  Vamos a um passo a passo.

Confirme OK e saia dessa janela de instalação. A instalação vai perguntar se você quer mesmo sair. Confirme SIM.


Nessa tela, nesse momento pressione o atalho Shift + F10 para abrir uma janela do Prompt de comando.

Vai aparecer o prompt nesse formato:
X:\source>

Daí você entra com o comando Diskpart. É só digitar Diskpart e depois Enter.

X:\source>Diskpart 

Siga agora esses comandos:

DISKPART: List Disk (vai ser exibida a lista de discos do seu computador)

DISKPART: Select Disk 0 
O disco 0 é o disco selecionado

DISKPART: Clean
DiskPart está limpando o disco

DISKPART: Convert GPT
DiskPart converteu com êxito o disco selecionado em formato GPT

DISKPART: Exit
Para sair do comando e pronto! Pode fechar a janela do DOS e reiniciar a instalação.

Espero ter ajudado a quem já teve essas mesmas dúvidas e se essa postagem foi útil a você de alguma forma, deixe um comentário que eu sempre leio e respondo!
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!