terça-feira, 21 de junho de 2022

 Eu trabalho com informática para crianças e adolescentes há mais de 15 anos e nesse tempo desenvolvi diversas atividades educativas, aliando o aprendizado de informática com conhecimentos gerais sobre o Brasil, sobre o funcionamento do computador, sobre aspectos regionais do nosso Estado e nossas cidades. E é uma tarefa que exige bastante criatividade e dinamismo manter a criança interessada em aprender informática direcionada á conteúdos úteis e que poderão lhes auxiliar num futuro próximo.

Faço uso de ditados no Word e também de aplicativos educativos que baixei da internet com desafios e adivinhações. Todas as crianças são movidas por desafios. Quem quer manter as crianças e adolescentes interessados e concentrados? Dê-lhes desafios.

Aqui vou dar umas dicas de trabalhos que utilizo nas aulas, são bem simples, bem manuais e fáceis de fazer. Você poderá achar até que são bem infantis, mas funcionam.

1. Recorte uma cartolina em formatos retangulares bem pequenos e neles escreva com canetas de ponta grossa palavras aleatórias.


2. Distribua cinco ou seis bilhetes para cada aluno e usando o Microsoft Word, peça para criarem frases onde conste as palavras que eles receberam. Pode ser uma frase por palavra, ou para dificultar um pouco, uma frase que tenha duas das palavras recebidas. Leva-se em média de 30 a 45 minutos até que todos concluam esse exercicio.

Outra ideia bem interessante, é criar um ditado usando o Word, com as palavras que as pessoas mais erram em redes sociais. Eu selecionei várias delas e uso nos trabalhos com adolescentes. 

1. Peça para abrir o Microsoft Word e na primeira linha, eles digitarão o nome deles, pois na hora de salvar, o Word já sugere salvar com o nome digitado na primeira linha. Depois eles deverão digitar:

1. Isso mesmo, o número 1, seguido de um ponto e um espaço. Assim o Word automaticamente habilitará a opção de auto-numeração e quando eles pressionarem a tecla ENTER, o Word já colocará o numero 2 na segunda linha.

Lista de palavras:

Eu fiz essa seleção, mas você poderá acrescentar outras á medida que for evoluindo o trabalho.

Dica legal:

Para exemplificar ou simplificar o "Em cima" e Embaixo" para que eles nunca mais esqueçam, use esse exemplo fácil:



Eu sempre uso e não falha nunca.


Para finalizar, outra ideia bem interessante, é criar um ditado usando o Word, onde eles vão adivinhar a palavra que deverão escrever. Por exemplo: 

1. Peça para abrir o Microsoft Word e na primeira linha, eles digitarão o nome deles, pois na hora de salvar, o Word já sugere salvar com o nome digitado na primeira linha. Depois eles deverão digitar:

A. Isso mesmo, a letra A, seguido de um ponto e um espaço. Assim o Word automaticamente habilitará a opção de auto-lista e quando eles pressionarem a tecla ENTER, o Word já colocará a letra B na segunda linha.

Como será o ditado:

Com a letra A, eles deverão escrever um Estado do Brasil situado na Região Norte, seguindo o ditado, na segunda linha, já com a letra B, a capital do Brasil, na terceira linha com a letra C, Bioma predominante na região Nordeste, daí já dá pra explicar o que é bioma, um pouco do clima, da vegetação... Com a letra D, digitar onde fica a Sede do Governo Federal, sempre dando dicas sobre a região, localização, etc... Assim, além do ditado, eles vão aprendendo um pouco mais sobre o Brasil, a fauna e a flora, regiões, clima e curiosidades. Assim, eles se desafiam a responder primeiro, criam uma competição bem saudável e nem percebem o tempo passar. 

Mas o mais importante é o conhecimento adquirido que aplicarão mais tarde nos anos do ensino médio e quem sabe até num curso superior.

Espero que você tenha gostado das dicas, se você gostou deixe um comentário, uma sugestão, qu eeu sempre respondo.

Abraço e até a próxima.



Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!