sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Essas primeiras fotos, tiradas de um satélite, são do anoitecer de um dia qualquer no Brasil, mais ou menos pelas 19 horas no verão. Essa região azul mais clara é a plataforma continental brasileira.

Interessante ver que a primeira foto toma a visão como ela realmente é, ao passo que a segunda, através de um efeito do satélite, realça as luzes acesas das cidades. O mesmo ponto geográfico com outro recurso do satélite realça outras cidades.

Por exemplo: Veja na foto do Brasil, o ponto luminoso acima da região da Grande São Paulo é a região da cidade de Campinas. No nordeste, as capitais dos estados se destacam um pouco mais que as outras cidades.

As duas fotos abaixo, seguindo o mesmo esquema, são do anoitecer na América do Norte e o interessante é ver a quantidade de luzes que as cidades dos Estados Unidos proporcionam à visão. Veja que na Califórnia, a esquerda, ainda está claro.

Essa “bagunça”de grandes luzes, por ordem, de cima para baixo, são Boston, Nova York, Philadelphia e Washington

E ali, pelo meio da foto, é claro, tem um monte de outras cidades, mas, pela quantidade de luzes acesas, não dá pra saber mesmo qual cidade é qual!
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!