terça-feira, 22 de maio de 2018

Hoje continuando as explicações do Excel, vamos partir para uma função um pouco mais avançada e bastante usada: a Função SE. Funções são comandos que a gente dá pro Excel executar certas tarefas e a função SE, como o próprio nome diz, é uma função condicional, que executa certas tarefas ou cálculos mediante uma condição.

Nós, no dia a dia, nos valemos de muitas condições, do tipo: " se fizer sol, vou à praia, senão vou ao shopping". Então a condição para ir à praia é "SE fizer fizer sol.." senão farei outra coisa..como ir ao shopping.. ou SE sair meu pagamento hoje, comprarei um tênis novo, senão vou deixar para semana que vem. Essa é outra situação em que dependemos de uma condição...

E como funciona no Excel?? A lógica é exatamente a mesma.

FUNÇÃO LÓGICA SE

Retorna um valor se uma condição que você especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use a função SE para criar testes condicionais sobre valores e fórmulas.

Sintaxe (como se escreve)      =SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso) 

Vamos tomar como exemplo as médias de alunos durante o ano. Qual é a condição primária para que o aluno seja aprovado? Que tenha média 7, por exemplo. Então se o aluno atingir a media 7, ele é aprovado, senão é reprovado. É claro que existem outras condições para aprovação, mas vamos levar em conta agora, só a média.

Ficaria assim:

=SE(media>=7, então APROVADO, senão REPROVADO)

No Excel, escrevemos assim: 

=SE(F4>=7;"Aprovado";"Reprovado")

Ou...

SE a célula F4 tiver um valor MAIOR ou IGUAL a 7, então escreva "Aprovado", senão escreva Reprovado.

Onde:
= (Sinal de Igualdade): Sempre inicia as fórmulas do Excel
SE - É a função usada no cálculo
F4 - É o endereço onde o Excel fará a leitura do valor
>= (Maior ou igual a) São os operadores de comparação
7 É a condição de cálculo
; (Ponto e vírgula) o primeiro, significa “então”
Aprovado É a resposta que deverá ser escrita se a condição for atendida, Valor_se_verdadeiro
; (Ponto e vírgula) o segundo, significa “senão”
Reprovado É a resposta que deverá ser escrita se a condição não for atendida, Valor_se_falso.

Teste_lógico: é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRO. Caso contrário, a expressão será considerada FALSO.

Valor_se_verdadeiro: é o valor retornado se teste_lógico for VERDADEIRO. Por exemplo, se essa condição for um determinado valor e o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO, a função SE fará o cálculo determinado pelos critérios. Se teste_lógico for VERDADEIRO e valor_se_verdadeiro for vazio, o argumento retornará 0 (zero).

Valor_se_falso: é o valor retornado se teste_lógico for FALSO. Por exemplo, se esse argumento for um determinado valor que não atende a condição e o argumento teste_lógico for considerado FALSO, a função SE exibirá o segundo argumento da fórmula. 


Outro exemplo: =SE(B3>=10000;"B3*$E$3;0)

Esse é um cálculo de comissão sobre vendas. Recebe a comissão quem vendeu para 10 mil reais ou mais...


Onde:
= (Sinal de Igualdade): Sempre inicia as fórmulas do Excel
SE - É a função usada no cálculo
B3 - É o endereço onde o Excel fará a leitura do valor
>= (Maior ou igual a) São os operadores de comparação
10000 – É a condição de cálculo
; (Ponto e vírgula) o primeiro, significa “então”
B3*$E$3 - é o cálculo que deverá se executado se a condição for atendida, Valor_se_verdadeiro
; (Ponto e vírgula) o segundo, significa “senão”
0 (zero) é o valor que deverá ser exibido se a condição não for atendida, Valor_se_falso.

Como se lê essa fórmula então? Lê-se assim:
Se o conteúdo da célula B3 for maior ou igual a 10000, então multiplique o valor da célula B3 por E3, senão retorne 0 (zero)

Observações:
Sempre que o Excel deverá retornar um texto, este deverá aparecer na fórmula entre aspas (“texto qualquer”). O programa retornará exatamente o que estiver entre aspas, inclusive se for uma sequência numérica. É permitido espaços em branco no texto que estiver entre aspas. Mas não deixe espaços em branco na fórmula entre os operadores, critérios e argumentos.

Com funções condicionais sempre surgem muitas dúvida, eu poderia aqui colocar dezenas de exemplos que ainda assim ficaria alguma coisa para discutir, então se você gostou da postagem, sempre teve vontade de aprender e teve muitas dúvidas, entre em contato, que eu respondo.

Abraços a todos!


Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!