quinta-feira, 26 de maio de 2011

ENTENDENDO OS MODELOS DE CORES



Quando se trabalha com programas gráficos, tipo o Adobe Illustrator ou CorelDRAW para desenhos vetoriais ou o Adobe Photoshop para imagens matriciais, faz-se necessário definir na criação, um modelo de cor a ser usada para impressão, tanto em tela como em papel.


É necessário um método preciso para definir cores. Os modelos de cor fornecem diversos métodos para definir as cores em si e cada modelo usa componentes específicos. Vamos ver os dois modelos mais usados.

MODELO DE COR CMYK
O modelo de cor CMYK define a cor usando os seguintes componentes:
• Ciano (C) • Magenta (M) • Amarelo (Y) • Preto (K)

Os componentes ciano, magenta, amarelo e preto são quantidades de tinta ciano, magenta, amarelo e preto que uma cor CMYK contém e são medidos em porcentagem de 0 a 100. Todos os livros, revistas, jornais, panfletos, folders e qualquer material gráfico é impresso usando o modelo de cor CMYK.


Pera aí... quer dizer que essas acima são as cores primárias... então não existe verde, nem lilás, nem laranja?


Não, é a resposta. Essas cores citadas na pergunta acima são cores secundárias e são formadas pela sobreposição das cores primárias no momento da impressão. Nem o cinza existe, o cinza é representado como um preto reticulado, ou seja "enfraquecido".

MODELO DE COR RGB

O modelo de cor RGB define a cor usando os seguintes componentes:
• Vermelho (R) • Verde (G) • Azul (B)

Os componentes de vermelho, verde e azul são as quantidades de LUZ vermelha, verde e azul que uma cor RGB tem e são medidos em valores que variam de 0 a 255. Modelos de cores aditivos usam a luz transmitida para exibir uma cor. Os monitores usam o modelo de cor RGB.



A combinação de luz vermelha, verde e azul define as cores no modelo de cor RGB. Quando você adiciona luz vermelha, azul e verde juntas, de forma que o valor de cada componente seja 255, aparece a cor branca. Quando o valor de cada componente é 0, o resultado é preto puro.



Esse modelo de cor é usado em imagens matriciais que serão usadas em sites, blogs, impressos em papel fotográficos por estúdios, impressos á laser ou até em jato de tinta.
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!