quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vou relatar dois casos de pessoas que conheço, que viveram bastante tempo em outros países e você verá porque o Brasil é a 6ª economia do mundo, mas os brasileiros enfrentam um abismo colossal se comparado à outros povos em relação a distribuição de renda, educação e segurança.

Caso 1:
Num curso de Photoshop aqui na Qualità, uma aluna disse que morou na Alemanha por 16 anos e trabalhava na Audi. Apesar de ter lá na Alemanha, um Audi TT, ela e as amigas iam para as DISCO (como são chamadas as festas ou baladas por lá) de bicicleta. Sim, de bicicleta. E amanhecendo o dia, na hora ir embora, elas pegavam qualquer bicicleta que estivesse no estacionamento de bicicletas na lateral do prédio e iam embora. No outro dia, voltavam ao estacionamento e "destrocavam" as bicicletas, cada um pegava a sua e ia pra casa. Nunca faltou nenhuma bicicleta, apesar do estacionamento ser em espaço aberto e sempre que alguém ia pra casa com a bike dela, era só buscar no outro dia, que a magrela estaria la´.

Caso 2:
Um aluno que é de nacionalidade peruana e agora mora aqui, fez um curso e me contou que morou por 8 anos nos Estados Unidos.Trabalhou três meses e sobrou $$ para comprar um carro com dois anos de uso á vista. Sempre que chegava em casa, deixava o carro em frente a casa dele e ligava o alarme. Um dia, o vizinho o chamou para uma conversa séria. O vizinho o perguntou se ele achava que nas redondezas havia ladrão ou se ele desconfiava que, eles mesmos, os vizinhos fossem roubá-lo. Meu amigo argumentou que no  Brasil sempre se liga o alarme quando se deixa o carro na rua.O morador então fez uma cara séria e disse:
" Aqui não é o Brasil e os vizinhos deixam os carros abertos demonstrando confiança uns nos outros, e ligar o alarme é quase, chamar-nos de ladrões. Aqui uns ajudam os outros e faz muitos anos que não há um roubo nesse bairro."

Por isso também, somos vergonhosamente, um país atrasado.


Categories: ,

2 comentários:

Arthur Tavares disse...

Cara, esse relato número dois deveria ser veiculado - em plantão - às 20:00, em todas as emissoras de rádio e televisão do Brasil.

Excelente post, já devidamente repercutido.

Solano disse...

Arthur, é triste o Brasil com esse potencial todo, ser visto com um paisinho de terceiro mundo la fora. Quando um amigo meu jogava basquete nos EUA, eles perguntavam sobre as cobras e outros animais soltos nas ruas.

Eles sabem vender a imagem de país próspero e seguro nos filmes e tv's mundo afora, enquanto o Brasil vende a imagem de tráfico, miséria e prostituição.

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!