sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Sempre gostei de desenhar, as vezes levava um "puxão de orelhas" por não prestar atenção na aula e desenhar no caderno no meio de uma explicação de matemática, isso foi no primário. No ensino médio (2° grau) e depois na faculdade... as vezes me pegava numa aula de lógica ou algoritmo desenhando nas bordas do caderno...
Essa vontade de desenhar nem lembro de onde veio, só sei que sempre gostei de desenhar, podia ser em folha de caderno, papel de pão, tampa de caixa de camisa... qualquer coisa....

Até que um dia passei numa seleção e fui trabalhar de desenhista de uma grande cartonagem, daí aprimorei a técnica, aprendi a usar materiais de desenho de verdade, pincéis de pelo de marta inglês (Winsor & Newton), tinta holandesa (Talens) , gabaritos de acrílico (ao invés de plástico), régua paralela, canetas de nanquim alemãs (MarsStaedler) e outros de qualidade e preço quase inatingível ao desenhista amador. Os cursos de artes gráficas, como o Corel Draw 3, em 1994, modificaram toda a rotina dos desenhistas. O que se levava um dia para fazer a mão, se fazia em poucas horas com o uso do software. Tecnicamente perfeito, medidas exatas, com a possibilidade de reaproveitar a mesma arte final para várias medidas de embalagem e diversos materiais. Uma impressora a laser imprime centenas de páginas em uma hora, levamos semanas para terminar uma arte feita a mão.
Mesmo assim, em muitas ocasiões, o desenho a mão se faz necessário e por mais sofisticada que seja uma máquina, nunca vai superar o dom do desenho, da pintura, da escultura, do bordado, da renda e todos e quaisquer trabalhos manuais, onde são colocados junto com a tinta, com a linha, a emoção e o sentimento, as idéias, os traços únicos que nunca mais serão reproduzidos.
Abaixo algumas pinturas feitas a mão, usando exclusivamente pincel e canetas de nanquim:
Pintura de Borboletas para uma caixa de sapatos femininos, depois de pintadas com tinta gouache em papel, as borboletas foram duplicadas e coladas em vários tamanhos na caixa de amostra ao cliente

Pintura de um campo para uma caixa de sandálias femininas, sobre a pintura foi impresso o nome da sandália e o nome do fabricante
Colar indígena, essa eu desenhei e pintei em 1994 para um fabricante que exportava calçados paraos Estados Unidos
Floresta pintada em 1995 para uma embalagem de calçados feminos
Embalagem de calçado pintada em 1995 usando a técnica de airbrush e pincel.
Desenho pintado a mão para um empresa de refeições coletivas

Desenho pintado a mão para uma embalagem de tênis em 1996

Desenho feito à mão como hobby, foi usado pincel e canetas de nanquim.

Nessas artes abaixo, podemos ver o desenho criados com programas de editoração eletrônica como CorelDRAW e Photoshop.
Nessa arte para uma embalagem de erva-mate foi usado o Corel Draw para criar as linhas e texturas e o Photoshop para o acabamento.
Avião desenhado para o logo de uma empresa de aviação agrícola de Santo Antônio da Patrulha (RS)
Desenho feito no Corel Draw para uma empresa de assessoria de projetos de impacto ambiental e meio ambiente.
Esses desenhos feitos no CorelDRAW reproduzem equipamentos de áudio e vídeo, alguns mais antigos e outros bem recentes que desenhei usando o manual de instruções para obter as dimensões corretas e o próprio aparelho em cima do gabinete do micro para ter as cores exatas.. ( é sério, desmontei tudo pra desenhar, mas valeu a pena) aqui os desenhos estão no formato JPG.
Esse é um Dvd Sony DVP-S530D - Clique para ampliar
Esse é um Dvd Sony NS 57P - Clique para ampliar
Esse é um Receiver Amplificador Sony STR -VX 30 BS - Clique para ampliar
Esse é um Tape Deck Sony SONY TC-FX 510R

Esse é um Tape Deck JVC TD-W805

No total foram 1160 objetos desenhados para compor todos os equipamentos. Esse trabalho, além do conhecimento técnico do programa, demanda muiiita paciência..

Se você tem alguns desenhos seus feitos com CorelDRAW e quer mostrá-los pro mundo, manda pra ... a gente publica com os devidos créditos e ainda publica seu e-mail para contato (ah... e faz um baita merchan sem jabá).

Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!