Quem tem uma moto de 125 ou 150cc, quer uma 250, quem tem uma 250 quer também subir alguns degraus e esse foi o meu caso. Tinha uma Honda Twister 250 e tava coçando os dedos para comprar uma moto maior. Para pular de uma 250 para uma 1000cc , o salto é muito grande a grana idem. Então a solução era uma 500 mesmo. Mas qual?
As CB 500 novas ainda são caras demais, então que tal uma CB 500 modelo mais antigo? São bem valorizadas e tem assistência técnica em todo lugar. Depois de alguns dias procurando achei uma 2003, preta muito inteira. Mas vou confessar que na hora que fiquei cara a cara com a fera, não me deu "tesão". Engraçado, nas fotos parecia tão "mais moto".
Que tal então uma GS500 da Suzuki? Fui em uma loja de motos aqui em Lajeado e sentei e liguei a bichinha. Bahhh ( como falam os gaúchos!) essa é a moto! A 2004 da loja estava meio carinha, apesar de estar muito inteira. Comecei a procurar na Internet e voilá.. achei uma 2008 numa cidade bem pertinho de Lajeado. Depois de um mês e meio de negociação (hehehe.. não foi fácil), chegamos num consenso. Na foto abaixo a GS na garagem do prédio que moro.
Nesses dias de chuva aproveitei para ligá-la algumas vezes e dar um trato na máquina. Essas fotos eu tirei com meu celular em um dia nublado, então não exijam muito....
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O tanque de combustível da GS500 é para 20 litros ( contra 18 da CB500) dá uma autonomia de uns 270 kms....
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O guidão é largo em uma única peça. As primeiras GS de 1994 tinham semi-guidões mais esportivos.
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O painel é bem simples com aros cromados, com velocímetro e conta-giros, luzes de alerta .. mas falta um marcador de combustível....
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A rabeta tem um desenho bem moderno e a alça do garupa é em preto fosco, Combina com o banco e o estilo naked.
O escapamento imita suas irmãs maiores como as 1000 e produz um ronco típico das Suzuki...
Na roda dianteira um belo conjunto de freios com disco de 130mm ventilado e mordido por duas pinças.
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Na roda traseira, mais um disco de freio, um pouco menor...
Novamente o conjunto rabeta, alça e lanterna integrados.
Comando bem fáceis e simples em cada mão, na esquerda, luz alta e baixa, setas e buzina. Ah.. sem esquecer do afogador para sair em dias frios... a GS com motor frio é terrível, parece que tem um só pistão funcionando, mas aquecida é um gatinho ronronando...
Na outra mão, corta corrente e partida elétrica, além do acelerador, claro...
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Os pedais na GS estão mais recuados do que na CB 500, proporcionando uma pilotagem mais esportiva.
Aqui os pedais e outra grande e principal diferença da CB 500,a suspensão.
Na GS, suspensão monoamortecida e na CB500 dois antiquados amortecedores....
Proteção para a balança dianteira e barra estabilizadora...
Alguns cromados como os aros do farol reforçam a ideia de moto estilo naked, meio anos 80...
O banco em dois níveis e bastante macio...
O tanque impressiona pelo tamanho,
O belo quadro onde o tanque deita e se encaixa perfeitamente para um perfeito equilíbrio, tanto nas formas como torna mais coeso o centro de gravidade.
Os piscas trapezoidais formam um belo conjunto ...
Novamente o farol em destaque.
O belo quadro....
O motor tem 48 cv's e dois cilindros paralelos, duas saídas em um escape.
Para quem quer uma moto média e que tenha cara de grande e de quebra uma boa apresentação, recomendo a GS500.
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