terça-feira, 28 de abril de 2009

To cheio de serviço, mas mesmo assim resolvi postar essas dicas de Excel, que são bem simples, não requer muita prática com o programa, então espero que seja útil a todos...
Se os números são a sua perdição, sugiro aprender a usar o Excel. Aqui tem 20 dicas para o popular programa de cálculo da Microsoft.

1 - Não se lembra da sintaxe de uma fórmula? Escreva a primeira parte, por exemplo, =se( e espere. Vai aparecer uma dica da sintaxe da função. Ainda não clareou as idéias? Então clique na sintaxe em azul. Abre a ajuda do Excel para aquela função.

2 - Está confuso quanto ao resultado de uma fórmula? Avalie passo-a-passo, selecionando Avaliar Fórmula, que se encontra no Menu Ferramentas > Auditoria de Fórmulas.

3 - Mude a cor de uma aba de planilha, clicando com o botão direito do mouse na aba e escolha a cor que mais lhe agrada.

4 - Quando vir numa célula ###, mantenha o mouse sobre essa mesma célula para ver o seu conteúdo.

5 - Adicione um logotipo ou uma imagem no rodapé de uma página, selecionando Exibir, Cabeçalho e Rodapé.

6 - Mova a seleção para a primeira célula de uma linha, pressionando a tecla Home e em Ctrl + Home para a célula A1.

7 - Para escrever uma série de dias da semana, escreva o primeiro dia numa célula e pressione [Enter] depois, clique na mesma célula e posicione o cursor no canto inferior direito da célula. Quando o cursor se transformar numa seta preta, clique e arraste até chegar no dia pretendido. Para preencher somente com dias úteis da semana, repita os procedimentos, mas arraste para baixo com o botão direito do mouse. No menu flutuante que aparecer, selecione Preencher Dias da Semana.

8 - Quando quiser escrever um número como texto, coloque-lhe um apóstrofo ('). Nunca use isto em números que pretenda usar em cálculos.

9 - Escreva a data atual numa célula pressionando as teclas Ctrl+; e as horas com Ctrl + :

10 - Esconda uma coluna da planilha clicando em cima da letra da coluna com o botão direito e clique na opção Ocultar.

11 - Faça aparecer uma coluna escondida selecionando as colunas adjacentes à ela (anterior e posterior) e clicando com o botão direito do Mouse nas mesmas. Selecionar Reexibir.

12 - Crie uma constante para usar nos seus cálculos. Selecione um intervalo de células e depois escolha Inserir>Nome>Definir. Escreva um nome para a constante e digite o seu nome no lugar do intervalo na fórmula.
Ex:
Selecione de A2 até A30. Escolha: Inserir>Nome>Definir. Digite um nome para o intervalo. Clique OK. Agora você pode fazer o cálculo assim: =soma(nome_intervalo)

13 - Use a sua constante numa fórmula através da referência ao respectivo nome. Por exemplo: =Maximo(vendas), supondo que vendas foi o nome escolhido para o intervalo

14 - Crie uma AutoSoma usando as teclas do teclado Alt + = como alternativa ao botão na barra de ferramentas.

15 - Gire o texto numa célula selecionando Formatar>Células>Alinhamento e escolhendo a opção Orientação.

16 - Crie múltiplas linhas de texto dentro de uma célula, pressionando Alt+Enter de cada vez que precisar de escrever uma nova linha.

17 - Crie uma cópia de uma planilha, pressionando Ctrl à medida que arrasta a respectiva planilha através do seus separadores..

18 - Escreva os mesmos dados em mais do que uma planilha ao mesmo tempo, selecionando todas as abas (use a tecla Shift à medida que seleciona as abas) e depois digite e formate os dados. Todas as planilhas selecionadas ficarão iguais

19 - Remova as linhas de Grade da sua tela usando Ferramentas, Opções, Exibir, desmarque Linhas de Grade.

20 – Imprima as linhas de grade do Excel, selecionando Arquivo, Configurar Página, aba Planilha e ativando a opção Linhas de Grade na área Imprimir.
É isso aí. O Excel é uma EXCELente ferramenta de cálculo. Só dá um pouco de dor cabeça até dominá-lo... depois passa.
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!