sábado, 15 de outubro de 2011

Quando comecei a estudar informática e troquei a minha assinatura da Playboy pela revista Info Exame, lá pelos idos de 1993 pra 94, ainda se usava bastante, como unidade de armazenamento os famosos discos flexíveis ou popularmente conhecidos Disquetes. Gravadora de CD's, nem pensar... Uma unidade leitora de cd's de dupla velocidade (2x) já custava a maior grana.

Esse é o disquete (chamado de Floppy Disc: Disco Flexível) de 5,25 polegadas e armazena em torno de 720 Kb, ou uma foto de celular de baixa qualidade. Esse disquete era geralmente a unidade B: do computador. Por isso até hoje ela não é usada para representar outros discos do seu computador.

Esse abaixo é o disquete de 3,5 polegadas e armazena em torno de 1,44Mb ou uma foto de média qualidade. Esse disquete era geralmente a unidade A: do computador. Por isso até hoje ela também não é mais usada para representar outros discos do seu computador. O disco rígido é representado pela letra C:, as unidades de CD/DVD's a letra D: e as partições do disco rígido utilizam uma letra a partir do D.

Faz um tempo já que ambos os disquetes não são mais fabricados. Sucumbiram frente as gravadoras de CD's e agora com a popularização dos pen-drives. Imagine que num CD de 700 Mb cabe o conteúdo de 486 disquetes e num DVD de 4,7Gb cabe  o conteúdo de 3.264 disquetes como esse...

La pregunta?! 
Você sabe pra que serve aquela chave tipo "Abre e fecha" no cantinho do disquete de 3,5"?
 Se você sabe, faça um comentário...

1 comentários:

Jander disse...

Se voce deixar aberta o disquete não grava as informações para gravar tem sempre que deixar ela fechada.

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!