sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Todos os dias, pessoas reclamam que um vírus apagou arquivos da câmera digital ou de pen drive e transformou tudo em atalhos. Na verdade, os arquivos não são apagados pelo vírus, mas transformados em arquivos ocultos, escondidos e continuam na câmera ou no pen drive. 

O que fazer então para recuperá-los e não contaminar outros dispositivos ou até o computador?

O vírus transforma tudo em atalho.... 


1. Primeira coisa a fazer: Atualize seu anti-vírus e faça uma verificação em mídias removíveis.  Eu usei aqui o Avast, mas pode ser o AVG, Avira ou qualquer outro de sua preferência....




Se encontrar alguma ameaça, pode excluir sem medo...




Depois de remover as ameaças ou vírus do seu pen drive ou da sua câmera,  abra o Prompt de Comando ..é esse mesmo.. que você pensou que nunca mais iria utilizar...o tal do DOS.

 e digite esses comandos aí...
 Primeira coisa: Mude para a unidade de disco do seu pen drive, identificado com uma letra, geralmente é a letra E: ou F:. para ter certeza, abra o Windows Explorer, clique em Computador e veja quais são os discos e as letras correspondentes. Aqui nesse caso, é o F:. Digite F: e pressione Enter. Assim a unidade F: vai se tornar ativa; Digite o comando Attrib e alguns parâmetros:
 " attrib -s -r -h /S /D F:\*.* " sem as aspas.

O que isso faz: o comando Attrib do MS DOS adiciona ou remove atributos ou propriedades de arquivos. No caso acima com o sinal de - (menos) remove os atributos de arquivos do sistema (-S) remove atributos Somente Leitura (-R) e também de arquivo oculto (-H), novamente indicamos a unidade F: com a barra e *.* diz que esse comando deve ser aplicado em todos os arquivos, não importa o radical (primeiro nome) e nem a extensão (segundo nome). Depois de digitar essa linha de comando pressione Enter. Em alguns casos, leva alguns segundos, mas  dependendo da quantidade de arquivos e pastas, pode demorar mais...

Depois de feito, ele exibe todos os arquivos... os que tem a flechinha no canto, são atalhos, pode apagar, não vão fazer falta. Aquela pasta SELOMOJE apague também, mesmo que não seja um atalho.



Agora seu pen drive está livre da praga, mas fique de olho aberto, não use seu pendrive em qualquer computador... senão..

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!