Eu sou leitor assíduo do Planeta Inteligente e encontrei no site esse texto que reflete exatamente o que pensa e sente sobre o atendimento no comércio.
"Empresários perdem centenas de clientes e deixam de ganhar milhões, anualmente, graças ao mau atendimento dos funcionários.
Treinamento é tudo. Ou quase. Ano após ano o varejo perde milhões por causa de funcionários que não sabem atender bem os clientes. Muitas vezes, a culpa nem é do vendedor ou do atendente. Falta ao empregador investir em treinamento, investir na capacitação de seu pessoal. E os prejuízos dessa negligência podem ser devastadores para uma empresa.
Estima-se que cada vendedor ou atendente de uma loja, por não estar capacitado a prestar atendimento de qualidade, seja responsável pela perda de, pelo menos, um cliente por dia no varejo.
Parece pouco (afinal, as lojas atendem muita gente diariamente), mas considere uma loja de roupas, por exemplo, e o consumo médio de cada cliente - algo em torno dos R$ 500 anuais, segundo o IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). Neste caso específico, cada cliente perdido representará R$ 500 a menos na receita anual.
Continua parecendo pouco, mas calcule também que, em um ano (cerca de 300 dias úteis), perdendo um cliente por dia, um único funcionário passa a representar um prejuízo de R$ 150 mil para a loja.
Já não parece tão pouco assim, certo?
Isso quer dizer que, se esses 3 mil clientes (1 por dia X 300 dias úteis X 10 influenciados) viverem mais 30 anos, comprando, cada um, R$ 500 em roupas anualmente em outro lugar, aquela loja terá perdido R$ 45 milhões em vendas. Fica a pergunta: não valia a pena ter treinado o funcionário?
Fontes:
- Fabio Marques - consultor e palestrante
- IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo)
- Aprovare (Associação dos Profissionais do Varejo)
Fontes:
- Fabio Marques - consultor e palestrante
- IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo)
- Aprovare (Associação dos Profissionais do Varejo)
Nota do Blog Coizaradas:
E o pior não é o cliente que esbraveja e reclama na hora, o pior é aquele que se sente ludibriado, enganado, não diz nada e vai embora. Esse não volta nunca mais.
E o pior não é o cliente que esbraveja e reclama na hora, o pior é aquele que se sente ludibriado, enganado, não diz nada e vai embora. Esse não volta nunca mais.
Percebo diariamente que muitas empresas poem no atendimento ou recepção, pessoas totalmente despreparadas. Aquela empresa que investe milhões em publicidade em jornais e revistas e quando você a procura, parece que o estagiário está fazendo um favor em te atender e que você e eu estamos o incomodando, interrompendo a atualização de seu perfil no Orkut...
Eu sempre abastecia o carro no mesmo posto de combustíveis a uma quadra de onde moro. Conhecia até os frentistas pelo nome. Um dia, chegando da praia, levei o carro pra lavar e fiquei bem contente que não havia ninguém pra lavar pois eu estava com pressa.
A primeira coisa que me disseram:
- Pra lavar tem que abastecer mais de R$ 50,00.....senão a gente não lava.....
A primeira coisa que me disseram:
- Pra lavar tem que abastecer mais de R$ 50,00.....senão a gente não lava.....
e continuaram sentados tomando tranquilamente sua Coca-Cola.
Resultado: hoje abasteço o carro em outro posto onde sou bem atendido...
Resultado: hoje abasteço o carro em outro posto onde sou bem atendido...
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